sexta-feira, 8 de abril de 2016

“ESTAR, SER E FAZER”

“ESTAR, SER E FAZER”
(Marcos 1.14.20)

Bom dia irmãos.

Nesta manhã eu quero refletir junto com os irmãos sobre três perguntas que vão definir toda a nossa vida com Deus.

E eu quero fazer primeiro as três perguntas de forma natural a três irmãos, para depois nós compreendermos a realidade espiritual por trás delas:

1ª pergunta: Onde você está?

Esta pergunta é importante porque a resposta nos diz onde estamos. Nos informa qual é a nossa posição neste mundo. Quem não sabe onde está, é porque está perdido, desorientado. Por isso nós precisamos sempre saber onde estamos.

2ª pergunta: Quem é você?

A resposta a esta segunda pergunta diz quem somos. Qual é a nossa natureza. Nós somos identificados por quem somos.

Você não sabe quem é, a menos que possa responder a esta pergunta.

Somente as pessoas que passaram por um trauma físico (uma pancada na cabeça), ou um trauma psicológico, ou uma enfermidade não sabem quem são.

Deve ser natural alguém saber a própria identidade.

E por fim, a 3ª Pergunta: O que você faz?

Aqui nós temos uma noção de ocupação. De sentido para a vida. O que nós fazemos nos dá uma ideia de propósito para a vida.

Toda pessoa saudável tem uma ocupação. Somente aqueles que estão em coma vegetativo é que não possuem uma ocupação, seja o trabalho, seja um hobby, seja uma missão. Todos nós precisamos de uma ocupação para que a nossa vida possua significado.

Nós vimos estas perguntas de forma natural. Agora eu quero aplicar isso de forma espiritual.

Por isso, eu peço que vocês abram suas Bíblias no Evangelho Segundo Marcos, capítulo 1, a partir do verso 14:

“14. (...).” (Marcos 1.14-20).

ESTAR, SER E FAZER. Vamos orar mais uma vez.

Pensando na primeira pergunta, sobre onde estamos, a primeira verdade que o texto nos mostra é que...     

1) PRECISAMOS ESTAR COM DEUS (v. 17 e 18).

“17. Disse-lhes Jesus: Vinde a mim, e eu vos tornarei pescadores de homens.
18. Então, imediatamente, eles largaram as redes e o seguiram.” (Mc 1.17-18).

Eu preciso dizer algo muito importante nesta manhã, a primeira coisa que Deus espera de nós, seu primeiro convite, não é para fazermos coisas, mas é para estarmos com ele.

Há muitas pessoas invertendo a ordem das coisas. Deus não nos chamou em primeiro lugar para fazer, mas para Estar com ele.

Isto traz muitas complicações, porque há pessoas crendo sinceramente, mas de forma errada, que por fazerem coisas para Deus, estarão com Deus.

Isso não é verdade. Jesus contou uma parábola sobre essas pessoas (Mateus 7.22-23), Ele disse assim: “Naquele dia, muitos me dirão: Senhor, Senhor, nós não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? Em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal”.

Pessoas que fizeram muitas coisas e criam sinceramente que estavam certas, mas Jesus vai dizer a essas pessoas: Eu nunca conheci vocês!

A premissa é: Quem não está com Jesus, quem não anda com Jesus, não é conhecido por Jesus.

Por isso, você pode fazer muitas coisas. Poder ir às reuniões de uma igreja, pode fazer trabalho social, pode pregar, pode cantar, pode tocar um instrumento, pode ser professor ou aluno da Escola Bíblia Dominical.

Mas se você não estiver, em primeiro lugar, com Jesus, nada disso tem qualquer significado.

Esta confusão sobre o “estar” com Deus e o “fazer” para Deus tem trazido muita dor espiritual e emocional para as pessoas.

Porque muitas pessoas que se preocupam em fazer para Deus, sem primeiro estar com Deus, nunca encontram paz duradoura em seus corações!

Porque o convite de Jesus é (Mateus 11.28): “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Muita gente, mesmo de igreja, anda sobrecarregado e cansado. A vida é um fardo, os dias são pesados. Porque não estão perto o suficiente de Jesus.

Porque a palavra de Cristo não mente: Quem vai até ele cansado e sobrecarregado, Ele alivia!

Por isso o convite de Jesus aos seus discípulos é: VINDE!

Esse convite para estar com Jesus repercute para todos os homens, por isso Jesus disse em Marcos 8.34 “Se alguém quiser vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

Mas como nós podemos estar com Deus?

Deus falando pela boca do profeta Jeremias nos dá essa resposta (Jeremias 29.13): “Vós me buscareis e me encontrareis, quando me buscardes de todo o coração”.

Eu e você nunca vamos estar com Deus, se nós não o buscarmos de todo o nosso coração. E a expressão “todo o coração” é com a inteireza do nosso ser.

Deus não nos quer na mesa dele teclando no celular e falando “uhum, tô ouvindo, pode falar”.

Nossa atenção deve estar focada no Senhor!

Deus também não nos quer na presença dele ocultando pecados nos nossos corações. Deus não quer mentiras, não quer injustiça, não quer orgulho, não quer namorados tendo intimidades que só casais casados deveriam ter. Deus não quer o pecado!

Nós não podemos estar com Deus se tivermos pecados não confessados no nosso coração!

Por isso o Profeta Isaias diz (Is 59.2) que nos nossos pecados, ou maldades, ou iniquidades, fazem separação entre nós e Deus.

Se você quer estar com Deus, se arrependa sinceramente, confesse seus pecados, e não peques mais.

Porque aquele que pede perdão, já pensando em pecar novamente, é porque não se arrependeu.

Nós precisamos estar com Deus também para que nossas orações sejam respondidas.

Foi Jesus quem disse isso (João 15.7): “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será concedido”.

Você quer ter paz? Quer que suas orações sejam respondidas (claro, sempre do jeito que o Senhor deseja). Então permaneça em Cristo.

E eu quero refazer a 1ª pergunta, agora de forma espiritual: Onde você está (em relação a Cristo)?

Eu disse que esta pergunta é importante porque a resposta nos diz onde estamos. Quem não sabe onde está, é porque está perdido, desorientado.

Quem está longe de Jesus está perdido. Desorientado.

Há muita gente desorientada neste mundo. Mas os discípulos de Jesus têm na sua palavra promessas de alívio para o coração, descanso para a alma e resposta às suas orações, se estivermos, de todo o nosso coração com Ele.

E então Ele estará conosco. Até a consumação dos séculos.

Mas a segunda coisa, como consequência de estar com Jesus é...

2) SER AQUILO QUE JESUS DESEJA QUE SEJAMOS (v. 17).

“17. Disse-lhes Jesus: Vinde a mim, e eu vos tornarei pescadores de homens.” (Mc 1.17).

Jesus convidou seus primeiros discípulos a estarem com Ele, e já garantiu a eles que Ele os transformaria em outras pessoas.

Então nós chegamos à segunda pergunta: Quem é você?

Espiritualmente falando, o discípulo de Jesus se identifica com Jesus: “Eu sou um Crente em Jesus”; ou, “eu sou Cristão”.

O nome pelo qual alguém se identifica é muito importante.

Porque você não pode ser duas pessoas (criminalmente isto é falsidade ideológica). Você não pode ser o “Marcos” e o “Sebastião” ao mesmo tempo.

Espiritualmente também é impossível ser Cristão e ser qualquer outra coisa.

Quando Deus se identificou para Moisés Ele disse (Exôdo 3.13-14): “Eu sou o que sou” (hebraico: Ehyeh Asher Ehyeh). “’Eu sou’ me enviou a vós

Deus se identifica como “Eu sou”. Ele não era, e não será. Deus é. Ele não muda.

Seus discípulos também não devem mudar. Onde nós estivermos precisamos ser cristãos. Há muita gente que, infelizmente, muda seu comportamento dependendo do ambiente onde se encontra.

Está no local de culto é de uma forma. Em casa é de outra. Com os amigos é ainda outra.

Uma vez eu ouvi uma história de uma criança que disse que queria morar na igreja, então perguntaram à criança porque ele disse aquilo, e ela respondeu: Porque aqui na igreja papai é crente.

Por isso o crente não pode mudar seu comportamento. Porque nós carregamos em nós o nome do Senhor Jesus Cristo. É muita responsabilidade.

A nossa identidade sincera com o Senhor nos assegura um relacionamento diferente com Deus de pessoa que não são Cristãos (é o que diz o texto de 2 Crônicas 7.14): “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha presença, e se desviar dos seus maus caminhos, então ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Deus disse que vai ouvir as orações de quem? Não é de qualquer um, mas é do povo que se chama pelo meu nome.

Somente quem escolhe estar com Jesus é transformado por Ele em um Cristão. É uma nova vida. É como Saulo, que convertido passou de perseguidor a perseguido e teve seu nome mudado para Paulo.

É uma transformação completa. Ao escrever esta mensagem eu me lembrei do Livro “O Peregrino”, do Pr. John Bunyan.

Quem ainda não leu vale a pena a leitura. Uma joia da literatura mundial.

É a história de um homem, o Peregrino, que carrega um pesado fardo em suas costas. Mas quando ele encontra a cruz de Cristo, o fardo se solta de suas costas e ele encontra alívio, paz e direção para sua vida. Então ele deixa de ser o peregrino e passa a se chamar Cristão.

Todos quanto um dia tiveram esse encontro transformador com Cristo, hoje são cristãos.

No Capítulo 5 do Evangelho segundo Mateus (conhecido como “O sermão do monte”) Jesus diz aos seus discípulos que eles (ou nós que somos discípulos dele), seremos bem-aventurados por sermos cristãos, e que o Cristão é: pobre em espírito; humilde; têm fome e sede de justiça; é misericordioso; limpo de coração; pacificador; perseguido por causa da justiça de Cristo.

Jesus também disse que somos o Sal da Terra e Luz do Mundo.

Com isso Jesus estava dizendo que a nossa existência deve fazer diferença neste mundo.

Mas antes de entrar na questão do fazer, eu quero perguntar a você que me ouve nesta manhã: Você tem convicção de quem é?

Você pode dizer para qualquer pessoa escutar? Eu sou um servo do Senhor Jesus!

Essa é nossa identidade. Esse é quem somos. É com esse nome (Cristão), que o nosso nome vai estar escrito no livro da vida, e somente entrarão no céu os que se identificarem com o nome precioso de Jesus.

Por fim, chegamos à parte operosa das perguntas. E o texto mostra que depois de convidar os seus discípulos, de transformá-los, de dar um novo nome, Jesus os enviou a...

3) FAZER O QUE O MESTRE MANDOU (v. 17).

“17. Disse-lhes Jesus: Vinde a mim, e eu vos tornarei pescadores de homens.” (Mc 1.17).

Por isso a terceira pergunta nos remete ao “fazer”. Há uma sequência espiritual lógica: Primeiro você está com Cristo, depois você se identifica com Cristo, então, naturalmente, você faz o que Cristo mandou.

O “fazer” também tem alguns riscos contra os quais nós precisamos estar vacinados.

O principal deles é a vaidade, ou o orgulho.

“-Olhem para mim, como eu prego bem”. “-Veja como eu toco, veja como eu canto bem, eu merecia aplausos”.

-Eu faço isso, fiz aquilo

Mas Bíblia é muito rica em alertas sobre a vaidade em fazer a vontade do Senhor. Eu vou citar dois textos que mostram isso. Os dois são bem pesados.

Um é uma fala de Jesus. O outro é uma fala de Paulo:

Lucas 17.9-10: “Por acaso agradecerá ao servo, porque este fez o que lhe foi ordenado? Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for ordenado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer”.

1 Coríntios 4.13: “Cansamo-nos trabalhando com as próprias mãos. Quando somos ofendidos, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando difamados, respondemos amigavelmente. Até o momento, somos o lixo do mundo e a escória de todos”.

Já bastaria esta palavra de Jesus para mostrar que ninguém tem o direito de se tornar orgulhoso, por cantar, pregar, fazer evangelismo, ação social ou seja lá o que o Senhor tenha nos comissionado.

Mas Paulo compreendeu bem o sentido das palavras de Jesus. Não é que o nosso trabalho não tenha valor, Ele é estimado por Deus, mas nós não devemos nos gloriar em nós mesmos, nem devemos esperar aplausos do mundo.

Há muita gente querendo ficar “diante do trono”, mas poucos dispostos a tomar a cruz de Cristo a cada dia e conduzir outras pessoas a Cristo.

Porque o nosso “fazer” irmãos, deve ser sempre para a glória de Deus, não para a nossa.

É por isso que Jesus disse em Mateus 5.16, que a nossa luz deve resplandecer diante dos homens “para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai, que está no céu”.

Tudo o que fazemos deve ser porque, em primeiro lugar, estamos com Cristo, e somos cristãos sinceros, e nossos atos e palavras vem de um coração temente ao Senhor.
Por isso eu quero fazer a terceira pergunta novamente: O que você faz (e acrescento: é para a glória de Deus, ou para a sua)?

Eu chego ao fim desta mensagem dizendo a você que me ouve:

1) Jesus chamou seus discípulos para estarem com ele. ESTEJA VOCÊ TAMBÉM COM JESUS. PERMANEÇA EM JESUS.

2) Jesus transformou aqueles que aceitaram o seu convite para estar com ele. Deixe que Jesus transforme toda a sua vida e seja um cristão autêntico.

3) Jesus fez dos seus discípulos pescadores de homens, para a glória de Deus. FAÇA VOCÊ TAMBÉM, TUDO O QUE JESUS NOS MANDOU FAZER. E FAÇA PARA A GLÓRIA DE DEUS!

ESTAR, SER E FAZER.

Vamos orar neste momento.

Linhares, 06 de março de 2016.

Pr. Marcos José Milagre

PIB Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário