sábado, 6 de outubro de 2012

QUEM TEM SEDE VENHA: RECEBA A ÁGUA DA VIDA!

“QUEM TEM SEDE VENHA: RECEBA A ÁGUA DA VIDA!”
(Apocalipse 22.17)
Mensagem preparada para pregação na PIB Linhares, em 03/05/2012, noite.

Boa Noite, por gentileza, abram suas Bíblias no Livro de Apocalipse, capítulo 22, verso 17. Coloquem-se de pé para ouvir a leitura que farei na versão de Almeida Século XXI.

A palavra de Deus nos diz assim:

“17. O Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. Quem tem sede, venha; quem quiser, receba de graça a água da vida.” (Apocalipse 22.17).

INTRODUÇÃO:

QUEM TEM SEDE, VENHA: RECEBA A ÁGUA DA VIDA!

O livro de Apocalipse sem foi alvo de muitas histórias por parte da cristandade.

Muitos acreditam que é o livro do fim do mundo, que apresenta sinais de “como o mundo vai acabar”. Alguns têm medo de ler o Apocalipse.

Mas o livro de Apocalipse não tem nada de assustador, muito pelo contrário, é um livro de esperança, escrito também para sustentar a fé dos cristãos dos primeiros séculos.

Cristãos que morriam martirizados (crucificados, queimados vivos, lançados aos animais) apenas por não cultuarem a figura do imperador romano e por se negarem a abandonar a fé em Jesus Cristo.

O livro do Apocalipse traz o um retrato do céu no capítulo 21 e nos assegura a vitória de Cristo sobre o pecado e as forças do mal. A vitória final dos salvos e a habitação destes com Deus.

O verso 3, do capítulo 21 diz que Deus habitará entre os homens. Que figura bonita.

Mas eu gostaria que nós pensássemos no verso 17 que lemos.

O último capitulo da Bíblia, a apenas 5 versículos do final, e ainda há um convite de Deus para todos os seres humanos.

Por isso, eu quero que você preste bastante atenção: Deus não desiste de você enquanto você estiver vivo ou até que Jesus volte, Deus tem um convite: VENHA!

O convite é ainda mais específico: Quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.

Nesta noite eu gostaria que nós investigássemos o que essa “água da vida” representa para mim e para você.

Vamos verificar a natureza dessa água que é oferecida. Que água é essa que Deus diz que nós precisamos e quais são as suas propriedades.

Em primeiro lugar a água da vida é:

1) Água purificadora (v. 17).

“17. O Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. Quem tem sede, venha; quem quiser, receba de graça a água da vida.” (Apocalipse 22.17).


Nós estamos tão acostumados com água corrente saindo das nossas torneiras que não temos a compreensão do valor que a água possui para aqueles que vivem em regiões áridas do nosso país e do mundo.

A água é um tesouro para quem tem sede. Alguns especialistas dizem que a próxima guerra mundial não ocorrerá por causa de terras ou de petróleo, mas por causa da água potável.

No contexto da palestina do primeiro século a água representava a diferença entre a vida e a morte, no livro Gênesis nós vemos a peregrinação de Isaque e da sua casa em razão da disputa por água.

Mas a água não tinha apenas a finalidade de ser ingerida pelos homens e animais. Ela também tinha uso na religião.

A primeira vez que a água foi usada com fins religiosos foi com o sentido de purificação.  No capítulo 35, no verso 2 de Gênesis, nos vemos Jacó e sua família purificando-se com água e mudando suas roupas, logo após jogarem fora os “deuses estrangeiros” (algumas imagens, provavelmente de deuses cananitas.

É interessante o uso dessa figura de água com fins purificadores, o capítulo 22 de Apocalipse que lemos traz no seu verso 14 a afirmativa de que são:

Bem-aventurados os que lavam suas roupas para que tenha direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas!

Essa é uma lição importante, quem não lava suas vestes na água da vida, não tem acesso à árvore da vida.

Ou seja, quem não se purifica não tem acesso a Deus. Deus é santidade, e em Romanos 3.23, nós vemos que a mancha que carregamos é a do pecado, que nos afasta de Deus.

O Salmo de número 24, versos 3 traz o seguinte questionamento:

3. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem poderá permanecer no seu santo lugar?

O verso 4 traz a resposta:

4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega sua vida à mentira, nem jura com engano.”

Então para receber a água da vida primeiro nós precisamos reconhecer que não estamos limpos.

E limpeza aqui não diz respeito ao exterior, muito embora seja agradável estarmos limpos, cheirosos, a nossa necessidade de purificação é interior.

Jesus disse isso quando tratou com os fariseus que acusavam seus discípulos de comerem sem lavar as mãos.

A resposta de Jesus aos fariseus pode nos ajudar a entender melhor a necessidade da água da vida para purificação e assim termos acesso a Deus, vamos ao texto de Mateus 15, versos 17 a 20:

“17. Não compreendeis que tudo o que entra pela boca e desce para o estômago é depois expelido?
18. Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso que torna o homem impuro.
19. Por que do coração é que saem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos e calúnias.
20. São essas coisas que tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro.”

Jesus estava ensinando que o aquilo que impede o homem de ver a Deus é aquilo que está na sua mente, no seu coração.

Eu vou dizer com todas as letras o tipo de impureza que impede qualquer homem de ver a Deus: PECADO.

Sim, pecado. Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo diz que todos nós somos pecadores (Romanos 3.23).

Desta forma nós partimos da idéia de que todos nós precisamos da água da vida que o capítulo 22, verso 17, de Apocalipse fala.

Eu preciso da água da vida. Você precisa da água da vida.

Todos precisamos de purificação para vermos a Deus. Mentes e corações impuros pelo pecado não tem acesso a Deus.

Portanto, eu quero que você pense nesta noite. Você acha que está com o seu coração e a sua mente puros para encontrar-se com Deus?

Se você tivesse que se encontrar com Deus neste momento, você tem mãos limpas e coração puro?

O primeiro passo para ser purificado pela água da vida é reconhecer que não se está puro.

Muitos não gostam de pensar nisso, porque as consequencias podem ser muito ruins. Mas é algo necessário, eu diria imprescindível para cada um de nós. PURIFICAÇÃO.

Mas o texto fala em “água da vida”. É como se ele dissesse, esta água que é oferecida traz vida.

Então a segunda propriedade da água da vida que eu destaco é a de ser:

2) Água restauradora (v. 17). Que traz restauração.

“17. O Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. Quem tem sede, venha; quem quiser, receba de graça a água da vida.” (Apocalipse 22.17).

Eu cresci em um ambiente rural, como filho de um pequeno agricultor e sempre achei muito interessante a resposta que as plantas tem à água.

Às vezes eu observava aquelas mudas de café recém plantadas, um pouco amareladas após os primeiros dias do plantio sob o sol, e pensava: Acho que perdemos tempo, vai ser preciso replantar as mudas.

Mas assim que a muda recebia água, seja da chuva ou de irrigação, no dia seguinte ela já apresentava uma coloração mais verde.

É como se ela tivesse recebido uma energia não sei de onde, um vigor que eu pensava que ela não possuía.

Mas ela não possuía o que precisava: água.

Espiritualmente falando nós não somos diferentes das plantas. Nós precisamos da água da vida que o capitulo 22, verso 17 de Apocalipse fala.

E essa água da vida é tão importante para o nosso renovo, para a nossa restauração, que nós podemos notar até mesmo paralelismo entre o capítulo 22 de apocalipse e o capítulo 47 de Ezequiel. Antigo e Novo testamento estão em consonância quanto à importância da água da vida para que haja restauração e cura.

Dois livros proféticos escritos com quase 600 (seiscentos anos de diferença entre um e outro) em perfeita consonância.

Ezequiel foi escrito por volta do fim do século VI antes de Cristo e Apocalipse por volta do ano 90 depois de Cristo, mas ambos possuem referencias à restauração promovida pela água da vida.

O texto de Ezequiel 47, diz o seguinte. Vou ler apenas os verso 1 e 12:

“1. Depois disso, ele me levou de volta à entrada do templo, e vi água saindo por baixo da soleira do templo, e direção ao Oriente; e a água descia pelo lado Sul do templo, ao Sul do Altar.
(...)
12. Junto do rio, em ambas as margens nascerá todo tipo de árvore que dá fruto comestível. A sua folha não murchará, nem o seu fruto faltará. Dará novos frutos nos seus meses, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.

O texto de Ezequiel fala de renovo, de restauração e de suprimento que vem da parte de Deus. Tudo isso como consequência da passagem das águas que saem do templo, na cultura judaica, a habitação de Deus na terra.

Agora vamos voltar a Apocalipse, capitulo 22, nos versos 1 e 2, à visão de João:

“1. Então, o anjo mostrou-me o rio da água da vida, claro como o cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro,
2. no meio da praça da cidade. De ambos os lados do rio estava a árvore da vida, que produz doze frutos, de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações.

Mais uma vez temos uma profecia falando da água da vida, que produz restauração e cura. O texto de Zacarias 14.8 tem a mesma idéia: águas vivas que fluem de Deus.

Mas o que isso tem a ver conosco? Esses textos falam de prosperidade?

Não, esses textos não falam de prosperidade.

Falam de que então?

Eu respondo com uma pergunta a você?

Você sente a necessidade de que alguma área da sua vida seja restaurada? Alguma área da sua vida precisa de cura?

Suas emoções. Sua vida conjugal. Seu relacionamento com seus filhos, ou seu relacionamento familiar. Sua paz, sua fé, sua esperança no futuro. Eu não tenho como enumerar todas as necessidades que você pode estar sentido.

Esses são só alguns exemplos de áreas que podem estar precisando de renovo, de restauração na sua vida. Áreas que podem estar precisando de cura.

Ambos os textos, de Ezequiel e de Apocalipse falam em cura e restauração.

Todos nós que aqui estamos precisamos que alguma área da nossa existência seja trabalhada, mas só você mesmo pode saber o quão importante é que essa área seja cuidada com carinho, com amor.

Há uma área das nossas vidas que somente a água da vida pode restaurar, somente ela pode curar: O nosso relacionamento com Deus, o Pai.

Não há mais ninguém que possa devolver a você a paz, nem há ninguém que possa restaurar seu relacionamento com Deus que não aquele que tem a água da vida, aquele que é a própria água da vida.

Você quer paz, quer esperança? Isso é sede da água da vida.

O texto diz: VENHA! VENHA!

Deus fala para você: Venha! Como você está, Venha!

Há uma resposta para você. Há restauração na água da vida.

(...)

Até aqui nós aprendemos que a água da vida traz purificação, para que possamos ver a Deus (nós precisamos reconhecer nossa necessidade de sermos purificados do pecado – isso se chama arrependimento).

Nós ainda compreendemos que a água da vida pode restaurar as áreas da nossa vida que precisam de renovação, que precisam ser curadas.

Agora eu apresentar aquele que é único que pode nos purificar de todo pecado, aquele que pode curar nossas enfermidades físicas, emocionais e espirituais, que pode restaurar todas as áreas da nossa vida:

3) O único que tem a água da vida (verso 17).

“17. O Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. Quem tem sede, venha; quem quiser, receba de graça a água da vida.” (Apocalipse 22.17).

O cânon está se fechando, faltam apenas cinco versículos para o fim do texto Bíblico, e ainda é feito este convite: “Quem tem sede, venha;

Mas quem faz esse convite para você, quem faz esse convite para mim?

Quem pode nos dar a água da vida?

Eu gostaria de ler o texto que está registrado no evangelho de João, capítulo 4, versos 7 a 14. O texto é um pouco longo, mas é importante que o próprio dono da água da vida fale:

João 4, versos 7 a 14. O texto narra o encontro de Jesus com uma mulher samaritana à beira de um poço de onde ela retirava água:

“7. Então veio uma samaritana tirar água. E Jesus lhe disse: Dá-me um pouco de água.
8. Pois seus discípulos tinha ido à cidade comprar comida.
9. Disse-lhe, então, a mulher samaritana: Como tu, um judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? Pois os judeus não se davam bem com os samaritanos.
10. Jesus lhe respondeu: Se conhecesses o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me um pouco de água, tu lhe pedirias e ele te daria água viva.
11. E a mulher lhe disse: Senhor, tu não tens com que tirar a água, e o poço é fundo; onde, pois, tens essa água viva?
12. Por acaso és maior que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como também filhos e seu gado?
13. Jesus respondeu: Quem beber desta água voltará a ter sede;
14. mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para vida eterna.”

Certamente foi um encontro que a mulher samaritana nunca esqueceu.

Jesus se apresenta como aquele que pode dar água viva àquela mulher.

Ele é o único que pode dar essa água viva, que vai nos purificar, nos curar, que vai restaurar nossa família, que vai nos curar da principal enfermidade que nos atinge, o pecado.

E algo muito preocupante acontece nesse encontro. A mulher fala com Jesus e ele diz a ela no verso 10 “Se conhecesses o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me um pouco de água, tu lhe pedirias e ele te daria água viva.

Isso indica que, primeiro, ela não conhecia Jesus, e, segundo, para receber água da vida é preciso estar disposto a pedir por ela, estar disposto a buscar.

Por isso o verso 17 de Apocalipse 22 é um convite: “Quem tem sede, venha.

Jesus oferece a água da vida, mas o pedir, o buscar o aceitar, é conosco. É comigo, é com você.

Com isso é preciso refletir: O que eu estou disposto a deixar para que Jesus possa me dar (e te dar) a água da vida? Você está disposto a pedir isso a Jesus?

Isso traz preocupação, pois muitas pessoas não estão dispostas pedir água da vida. Muitas vão vivendo, dia-após-dia sem ter um compromisso com Cristo. Sem que Jesus tenha liberdade para purificá-las, tratá-las, restaurar suas vidas e as suas famílias.

Muitos são acusados, assim como o povo de Israel, de abandonar a Deus, sofrendo assim tudo aquilo que a ausência de Deus provoca.

Essa acusação feita pelo profeta Jeremias há tantos séculos caberia a muitos hoje em dia (Jeremias 2.13):

“13. Porque o meu povo cometeu dois delitos: eles me abandonaram, a fonte de águas vivas, e cavaram para si cisternas furadas, que não retêm água.”

Duas acusações são feitas: A primeira é o afastamento de Deus, a falta de compromisso com Deus, o não buscar a Deus. A segunda é resolver as coisas do próprio modo.

Alguém estará suprindo sua sede por Deus. Jesus ou você.

Mas a palavra diz que Jesus é o único que pode nos dar água viva, que nunca acaba, e que conduz à vida eterna junto de Deus.

Quem escolhe satisfazer sua própria sede, ao seu modo, é como se guardasse água em um recipiente furado.

Água retirada de um lugar parado já não é boa, mas de um recipiente furado é mais difícil. Lata furada não retém água. A sede nunca acaba.

Sede de paz, sede de justiça, sede de esperança, sede de fé, sede de sentido para a vida, sede de Deus.

Jesus é o único que pode dizer “(...) quem crê em mim jamais terá sede.” (João 6.35).

Se você tem sede de Deus hoje é o momento de buscá-lo, de receber água da vida das mãos de Jesus unicamente.

Não é à toa que o convite para receber a vida eterna tenha sido registrado no último capitulo do último livro da Bíblia.

A mensagem é: Enquanto você estiver vivo Jesus está oferecendo água da vida que conduz à vida eterna, mas o texto fala em sede. Quem tem sede de Deus não pode esperar, o momento é hoje, é agora.

CONCLUSÃO:

QUEM TEM SEDE, VENHA: RECEBA A ÁGUA DA VIDA DE CRISTO JESUS!

1) ÁGUA PURIFICADORA;

2) ÁGUA RESTAURADORA, DE CURA;

3) ÁGUA QUE SÓ JESUS PODE TE DAR.

Os cristãos do primeiro século, que receberam em primeira mão a mensagem registrada no livro de Apocalipse, não tinham muitas coisas que possuímos hoje: Carros, televisão, celular etc.

Mas eles tinham algo que nós precisamos aprender. Eles tinham a fé necessária para morrer pelo que acreditavam, eles provaram da água da vida.

Essa mesma água da vida é oferecida por Jesus a você. É a graça de Deus.

Curve a sua cabeça neste momento.

Você que entendeu a mensagem desta noite, entendeu que só Jesus pode saciar a sede de paz que você sente. Paz na sua vida, paz na sua família, este é o momento.

Jesus oferece restauração e cura. Mas você precisa vir, você precisa reconhecer que tem sede de Deus.

Se você fez essa oração, eu o convido você a levantar uma de suas mãos, corajosamente aceitando a Cristo como seu salvador, deixe que Ele seja o Senhor da sua vida, deixe Jesus te dar a paz.

Há mais alguém, este é o momento.

Vamos orar.

ORAÇÃO.

Linhares, 03 de junho de 2012.

Marcos José Milagre
Seminarista PIB Linhares


9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Em apocalipse 22:17 diz que o espírito e a noiva chamam os que ouvem e os que tem sede , e falam para eles "recebam de graça a água da vida".

    Quem é o espírito?

    Quem é a noiva?

    Quem são os chamados e os que tem sede?

    O que é a água da vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espírito Santo
      a igreja
      Deus
      todos nos pecadores
      Jesus é a água da vida

      Excluir
  3. Eu amei este estudo, pra quem lê com atenção consegue compreender bastante. Deus abençoe vc que escreveu.

    ResponderExcluir
  4. Profundo esta mensagem, que Deus continue abençoando seu ministério.

    ResponderExcluir
  5. muito edificante para nos cristão. muito bom estudo. Deus lhe abençoe e conceda sabedoria. paz do senhor

    ResponderExcluir