sábado, 11 de outubro de 2014

“NÃO TEMAS!”








“NÃO TEMAS!”

(Isaías 41.8-14)
Sermão preparado para a PIB Linhares, em 31/07/14, quinta-feira, noite.

Boa noite.

Por gentileza, fique de pé e abra sua Bíblia no Livro do Profeta Isaías, capítulo 41, a partir do verso 8. Eu farei a leitura até o verso 14:

“8. Mas tu, ó Israel, servo meu; tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão, meu amigo;
9. tu, a quem tirei dos confins da terra, chamei desde os seus cantos e te disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei;
10. não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; eu te fortaleço, ajudo e sustento com a minha mão direita e fiel.
11. Todos os que se revoltam contra ti serão envergonhados e frustrados; serão reduzidos a nada; e os que se opõe a ti perecerão.
12. Ainda que busques os que lutam contra ti, não os encontrarás; e os que guerreiam contigo serão reduzidos a nada e perecerão.
13. Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela mão direita e te digo: Não temas; eu te ajudarei.
14. Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.” (Isaias 41.8-14).

Eu quero orar mais uma vez.

Este texto precioso da palavra de Israel em que, por três vezes, Deus diz ao seu povo: NÃO TEMAS, NÃO TEMAS, e NÃO TEMAS! (A repetição de algo na cultura judaica significava uma verdade absoluta, ou algo completo).

Mas não temas o que? Não temas porquê? As primeiras pessoas a ouvirem essas palavras foram os judeus, mais ou menos no ano 700 a 720 antes de Cristo.

- Será que esse negócio ainda se aplica? Será que Deus ainda fala comigo e com você hoje: não temas!

É sobre isso que nós vamos meditar nessa noite: Sobre a segurança que temos quando confiamos em Deus!

Porque segurança é um problema sério, sempre foi e até Jesus voltar sempre será. Há algum tempo atrás aqui em Linhares um rapaz foi rendido quando chegava em casa, foi levado para uma região atrás do Fórum e para tentar se livrar do assalto, ou da morte, jogou o carro morro abaixo, quase parou dentro do Rio Pequeno.

Mesmo quem tem alarme, cachorro no quintal, cerca eletrificada, arame farpado, mil e uma trancas na portar, pode não se sentir seguro dentro de casa. E isso falando de segurança física e ou patrimonial, mas e a insegurança emocional, aquele sentimento de que não se está pisando em terreno firme (medo de perder o emprego, medo de não passar na prova, medo de não conseguir assegurar um futuro).

Tem tanta coisa que pode dar medo, e o medo traz insegurança.

O contexto do livro de Isaías não era o mais tranquilizador para o povo de Israel. Aliás, na época em que esse texto que lemos foi escrito, nós nem podemos falar em Reino de Israel. O Reino já estava dividido, e o Reino do Norte chamado de Israel (onde ficava a região de Samaria que aparece tantas vezes no Ministério de Jesus) havia sido dominado pelos Assírios em 722 a.C., só restava o reino do sul, chamado de Judá, onde Isaías exerceu o seu ministério profético.

O Reino da Assíria havia tentado dominar Judá alguns anos antes, no tempo do Rei Ezequias, nos capítulos 36 e 37. Deus deu um livramento extraordinário ao povo.

Mas ainda pesava sobre o Reino de Judá a ameaça de invasão do império assírio. Seria algo semelhante àquela tensão entre Israel e a faixa de gaza. A qualquer hora pode cair um foguete sobre a sua casa, ou explodir uma bomba, ou levar um tiro. Em algumas regiões de Israel as pessoas têm de 60 a 90 segundos para chegar a um abrigo antiaéreo. Nós podemos chamar isso de muita insegurança.

É em uma situação como esta que Deus fala: “Não temas, porque eu estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; eu te fortaleço, ajudo e sustento com a minha mão direita fiel.” (v. 10).

Agora então nós precisamos trazer essa realidade para nossas vidas, para os momentos em que nós sentimos fragilizados, inseguros, com medo, ansiosos.

Em momentos como vivemos nestes últimos dias com meu sogro, por exemplo, em que ele estava com o fêmur quebrado, internado no Hospital Roberto Silvares, sem qualquer previsão de prazo para realizar a cirurgia que era necessária.

Ou como a irmã Elza, que foi diagnosticada com nódulos na vesícula, não sabia se eram benignos ou malignos, mas precisava fazer uma cirurgia para extração.

E eu poderia ficar aqui a noite toda citando exemplos de irmãos e familiares que perderam o emprego, que o relacionamento conjugal passa por um abalo, enfermidades e tantas outras coisas que trazem insegurança e medo.

Mas eu quero investir este tempo em que estamos juntos, para meditarmos na resposta de Deus ao nosso medo, à  nossa ansiedade e ao nosso clamor.

Deus nos diz claramente, e em primeiro lugar: Não temas...

1) PORQUE EU CONHEÇO AS SUAS LIMITAÇÕES (v. 14).

14. Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.” (Isaias 41.14).

Aqui Deus chama o seu povo de “bichinho de Jacó” e “povozinho de Israel”.

A palavra “bichinho” que aparece aqui na versão de Almeida Século XXI recebeu uma aliviada na tradução. Na verdade o hebraico Tôla’at significa “verme”, até hoje, se buscar um dicionário hebraico-português ou mesmo usar a ferramenta de tradução do google, o significado é verme.

Mas porque Deus chama o seu povo de “verme”? Será que Deus estava bravo com o povo: - Seus vermes!”. Será que Deus me chamaria de verme?

Deus chamou o povo judeu de verme e também pode muito bem nos chamar de vermes porque no contexto da mensagem que Deus estava falando ao povo pela boca do profeta Isaias, “verme” era o bichinho mais desamparado, mais desprotegido que Deus podia usar como comparação ao povo.

Verme não é rápido (o bichinho se arrasta);

Verme não é forte (alguns insetos têm ferrão ou tem uma casquinha mais dura -  o exoesqueleto -  ou tem alguma forma de defesa como a lagarta de fogo que ninguém vai botar a mão intencionalmente; mas o verme não, qualquer pisadinha que você der já era); e

 Verme não se sustenta (ele não tem a capacidade de produzir o próprio alimento, sempre depende de outro para se alimentar).

Se nós pensarmos dessa forma, então nós podemos ser chamados por Deus, somente por Deus, de vermes.

 Porque quando nós olhamos para nossas vidas e olhamos para a onipotência, todo esse poder que Deus tem, então é fácil nos compararmos a vermes. Deus provê nosso sustento, nos dá o emprego, uma forma honesta de ganharmos o pão de cada dia; Deus nos dá saúde, ou recupera a nossa saúde.

Mas o ponto principal em comparação com o verme é a nossa fragilidade. Basta um vírus, que seja da gripe, e podemos até ficar de cama; como no caso do meu sogro, bastou um tombo e o fêmur se partiu e colocou até a vida dele em risco em razão da idade (ele tem 83 anos).

O que Deus quer nos dizer quando nos chama de vermes é: Eu conheço a fragilidade de vocês. Conheço seus medos; conheço a ansiedade que toma conta das suas mentes e dos seus corações quando vocês não conseguem enxergar o que vai acontecer.

Há um texto no livro de Hebreus que mostra como é profundo e experiencial o conhecimento de Deus sobre a nossa limitação. Hebreus 4.15:

“15. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas alguém que, à nossa semelhança, foi tentado em todas as coisas, porém sem pecado.” (Hb 4.15).

Deus não conhece a fome, o frio, o abandono, a dor, o medo só porque ouviu falar ou porque ele é onisciente, Deus conhece tudo isso que acontece conosco porque um dia ele se fez homem e habitou entre nós. Jesus Cristo conhece tudo aquilo que eu e você podemos passar em matéria de medo e de ansiedade.

Deus sabe perfeitamente o que é perder um amigo. Quando Lázaro morreu, ainda que ele tenha ressuscitado, o texto Bíblico, na verdade o menor versículo da Bíblia (João 11.35), mostra Jesus chorando.

Quando Deus nos chama de vermes ele não está nos ofendendo, Ele só está nos lembrando que nós somos muito limitados e frágeis, e que Ele conhece bem essa fragilidade, porque ele sofreu na própria pele tudo aquilo que nós sofremos quando escolheu se fazer homem de Jesus Cristo.

Portanto, quando você se sentir só, abandonado ou até mesmo traído por alguém; quando você sentir medo; quando você estiver ansioso, seja pelo motivo que for; lembre-se: Deus conhece exatamente o sentimento que você tem no seu coração e os pensamentos que se passam na sua cabeça. Além de se onisciente (de saber todas as coisas), um dia ele também passou exatamente por todas essas coisas.

E por nos conhecer desta forma experiencial, tão intima, Deus nos diz mais uma vez, NÃO TEMAS...

2) EU TE AJUDAREI (vv. 14-b).

“14. (...); eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.” (Isaías 41.14-b).

Mas Deus não diz só que conhece a nossa limitação, em contrapartida, Deus diz no mesmo versículo em que nos chama de vermes (verso 14), Ele ainda diz: eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel”.

É muito interessante que Deus use a palavra “redentor”, aplicando a si mesmo, em relação ao seu povo.

A palavra usada para redentor é o hebraico “go’el”, a mesma que é usada em Números 35.19, para a pessoa que é encarregada de ser o vingador do sangue, aquele que poderia matar um homicida.

Mas “go’el” também é a palavra usada também para aquele que resgata o prisioneiro por dívidas e aquele que deve defender o direito da viúva, essa palavra é usada com este sentido no texto de Rute 2.20:

“20. E Noemi disse à sua nora: Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixou de mostrar benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos. Noemi ainda lhe disse: Esse homem é parente nosso, um dos nossos resgatadores.” (Rt 2.20).

Neste texto Boaz é apontado como sendo o resgatador dos direitos hereditários da família de Noemi, sogra de Rute.

Então quando aplicada neste texto de Isaías 41.14, Deus está dizendo de si mesmo, que ele é o protetor do oprimido e libertador do seu povo.

Quando Deus diz: NÃO TEMAS, o que fica subtendido no texto é que eu e você não devemos temer nenhuma das situações que nos aprisionam ou que tiram nossa alegria de viver, porque é o nosso Deus quem vai nos libertar e nos resgatar das garras desse medo.

Quando Deus chama o seu povo de verme, Ele nos diz para compreendermos que somos limitados diante das adversidades, mas quando ele se autodenomina de “redentor” Ele está dizendo para nós pararmos de olhar para nossas limitações, afinal de contas, ficar dizendo o tempo todo que nós somos limitados não vai ajudar em muita coisa; mas quando ele diz para nós olharmos para Ele é para que nós enxerguemos que um Deus todo-poderoso é quem está cuidando de nós.

Vocês são limitados, mas Eu sou ilimitado, Deus diz. Aí as coisas mudam de figura.

Deus também é o seu ajudador. Ele conhece a nossa fragilidade, e como isso pode nos dar medo, por isso Deus nos convida a olhar para Ele: - Vocês são frágeis, mas sou Eu que os ajudo; vocês são fracos, por isso Eu é que sou o redentor de vocês (o libertador).

É a esse Deus todo poderoso que eu convido você a confiar, porque ele é quem pode nos ajudar em todos os momentos das nossas vidas, em especial naquelas em que sentimos medo e desamparo.

Por fim, eu gostaria que nós pensássemos que quando Deus nos diz: NÃO TEMAS...

3) Porque eu te fortaleço quando você está fraco (v. 10).

“10. não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; eu te fortaleço, ajudo e sustento com a minha mão direita e fiel.” (Isaias 41.10)

Uma última coisa que eu gostaria que nós pensássemos nesta noite é sobre a oportunidade que temos de ser fortalecidos por Deus quando estamos necessitados para atravessarmos a dificuldade.

Porque existem situações em que não vai haver uma cura.

Por exemplo, Jesus não ressuscitou a João Batista, ele morreu e como todo aquele que espera em Jesus, ele vai ressuscitar somente quando Jesus voltar.

Existem situações em que nós teremos um doente terminal e nós vamos orar por ele, para que Deus o cure se for da vontade do Senhor, mas pode ser que não seja da vontade de Deus que ele se cure. Então ele vai morrer. E a família vai estar enlutada. E o que vamos dizer a essa família?

No texto que nós lemos, Isaías está transmitindo a mensagem do próprio Deus ao povo: não temas, não temas, não temas....

Mas quantas pessoas destas que ouviram o profeta anunciando a mensagem de Deus acabariam indo para o cativeiro babilônico mais tarde, a grande maioria morreria sem rever Jerusalém.

O próprio profeta Isaías foi uma dessas pessoas, que precisou ser fortalecido por Deus para suportar a provação, a tradição judaica diz que ele foi morto pelo perverso rei de Judá chamado Manassés, filho do rei Ezequias.

Seria em referência a ele que o autor da carta aos Hebreus ao falar sobre os heróis da fé, disse no capítulo 11, verso 37 que uns foram “serrados ao meio”. A tradição judaica acredita que Isaias ao fugir da perseguição do rei Manassés teria se escondido no tronco oco de uma árvore, e por isso o rei teria determinado que o profeta fosse serrado junto com a árvore.

Há casos em que somente Deus pode nos fortalecer para continuarmos vivendo.

Ao pensar sobre isso, sobre casos em que a provação durou o tempo de vida da pessoa aqui na terra eu me recordei da história de um homem, que perdeu a perna durante a segunda guerra em razão da perseguição nazista.

A história diz que o homem estava orando silenciosamente e um ateu estava do lado dele olhou, viu que ele não tinha uma perna, entendeu que ele estava orando e não satisfeito resolveu tentar defender o ateísmo. O ateu então perguntou para o homem que orava: - Você está orando para Deus devolver sua perna. O homem parou olhou aquele ateu nos olhos e disse: - Não, eu não estou orando para que Deus devolva a minha perna, eu estou orando para que Deus me ensine a viver sem ela.

(...)

Esse homem orava para ser fortalecido por Deus, para ter sabedoria para pedir que Deus mude o que Deus mesmo entenda que deve ser mudado, e para que Deus dê compreensão e força, para as dificuldades que não vão mudar.

Pastor, mas eu quero uma resposta, eu preciso ouvir Deus me falando porque isso aconteceu, porque o acidente, porque essa enfermidade que levou meu ente querido. Porque isso?

Há uma coisa importante que eu preciso dizer irmãos. Há coisas que estão ocultas ao nosso conhecimento, só Deus conhece e nós vamos conhecer, possivelmente, no céu.

Há um texto muito precioso em Deuteronômio 29.29 que diz assim:

“29. As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que obedeçamos a todas as palavras desta lei. (Dt. 29.29).

As coisas encobertas pertencem unicamente a Deus, mas as coisas reveladas pertencem a nós e a nossos filhos, para sempre.

E Deus se revelou aos homens em Cristo Jesus, e foi Jesus quem disse (Mateus 11.28 e 29):

“28. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11.28-29).

Porque aconteceu isso com meu filho Pastor? Não sei. Porque essa situação terrível demora tanto? Não sei. Quando Deus vai responder? Não sei.

As coisas ocultas pertencem a Deus. Mas Deus escolheu se revelar em Cristo Jesus e Jesus me disse que quando eu estiver sobrecarregado com as minhas dúvidas, com minhas aflições, com o meu medo, com a minha ansiedade; quando eu não aguentar mais carregar esse peso psicológico; quando eu não aguentar carregar mais esse peso emocional; e quando eu não aguentar carregar mais esse peso espiritual, Jesus me convida a ir até ele, e então eu vou encontrar descanso para minha alma.

Mesmo quando Deus não muda a situação (e há situações que não vão mudar nesta vida, só na vida eterna) ele pode mudar o nosso coração e nossa mente, para atravessarmos essas dificuldades com a alma descansada.

CONCLUSÃO:

Por todas essas razões Deus nos diz todos os dias: NÃO TEMAS, NÃO TEMAS, NÃO TEMAS.

Por isso eu quero convidar você, que está enfrentando momentos de medo, ansiedade, frustração, que necessita do cuidado de Deus para algo que tem afligido sua alma, quero te convidar, ENQUANTO CANTAMOS ESTA ÚLTIMA MÚSICA, a vir até aqui à frente para que possamos orar juntos, sabendo que somos fracos, mas que reconhecemos que temos um Deus todo poderoso que nos resgata das nossas aflições, ou que nos fortalece para atravessarmos as nossas aflições com a alma descansada, sabendo que é Ele quem tem nossas vidas nas mãos.

É um momento de nós clamarmos juntos ao Senhor, mas também de agradecermos.

Por isso, se você, como a nossa família já recebeu esta benção do Senhor, como a que Deus concedeu ao meu sogro, eu quero convidar você para que juntos agradeçamos a Ele. Porque Ele tem cuidado de nós.

Vamos orar.

3 comentários: