domingo, 8 de abril de 2012

“EIS O CORDEIRO!”.
(João 1.29)
Mensagem preparada para pregação na Frente Missionária no Bairro Interlagos (PIB Linhares), em 08/04/2012, noite (Páscoa).

Boa Noite, por gentileza, abram suas Bíblias no Evangelho de João, capítulo 1. Nós leremos apenas o verso 29. Eu farei a leitura na versão de Almeida Século XXI.

A palavra de Deus nos diz assim:

“29. No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha em sua direção, e disse: Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29).

INTRODUÇÃO:

Hoje a cristandade comemora a Páscoa. É interessante pensarmos que a Páscoa não é uma festa originalmente cristã. Ela é uma festa judaica, para celebrar a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito.

Deus, usando Moisés, libertou os israelitas da escravidão. Você pode ler a história completa no capítulo 12 do livro de Êxodo, quando foi instituída a páscoa, mas eu gostaria de destacar desde já a figura do cordeiro.

Deus comunicou a Moisés sobre a última praga das dez que seriam infligidas aos Egípcios, a praga da morte dos primogênitos (o primeiro filho).

Morreriam todos os primogênitos da terra do Egito, desde o primogênito do Faraó, o rei o Egito, até o primogênito dos animais (Ex 11.5). A fim de poupar os filhos dos judeus Deus determinou que cada família de Israel tomasse um cordeiro, sem defeito, que seria morto, e o seu sangue aspergido nos batentes e nas vigas da porta da casa (Ex. 12.1-7).

Um cordeiro que foi morto para que uma pessoa não morresse.

E essa figura de morte de um animal pelos pecados do povo foi introduzida no sistema religioso de Israel. Havia um complexo sistema sacrificial, com a instituição de pessoas para realizar os sacrifícios, o preparo adequado do local de sacrifício, a espécie de sacrifício para os tipos de pecado.

Mas o texto que lemos está muitos séculos distante da libertação do povo do cativeiro egípcio. O ministério de Jesus estava começando, o de João, o batista, estava terminando. Nesta passagem, João indica a seus discípulos quem é o verdadeiro cordeiro de Deus, o único que tira os pecados do mundo.

A frase de João é muito curta, mas como o seu conteúdo teológico e profundo!

E o que isso pode falar conosco em nossos dias? O que  podemos aprender com a fala de João Batista.

Eu gostaria de destacar apenas três lições para nossa aplicação pessoal sobre “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, e a primeira delas é que:

1) O Cordeiro é providência de Deus. (v. 29).

“29. No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha em sua direção, e disse: Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29).

O cordeiro é de Deus.

Parece algo tão trivial, tão simples, mas não é.

Quando João diz que Jesus é “o Cordeiro de Deus” ele está afirmando que o cordeiro foi enviado por Deus, que Deus é o agente, é o sujeito da salvação.

A vida, a morte e a ressurreição de Jesus não foram acidentes de percurso, não foi algo que aconteceu por acaso. Jesus não nasceu e deixou as coisas acontecerem para “ver no que dava”.

A cruz estava no coração do Deus Trino desde a eternidade.

Veja o que o texto de Apocalipse, capítulo 13, verso 8:

“Todos os habitantes da terra a adorarão, aqueles cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

O cordeiro foi morto desde a fundação do mundo.

Antes que tudo fosse criado, antes que o pecado existisse, Deus já tinha providenciado a cura para o pecado. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus.

Até mesmo a forma como o Cordeiro de Deus seria morto foi anunciado muito antes da sua morte.

Abra sua Bíblia no Salmo 22, veja os versos 1, e depois do 15 ao 18:

1. Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

“15. Minha força secou como um caco de barro, e a língua grudou-se no eu da boca; tu me lançaste no pó da morte.
16. Pois cães me rodeiam; um bando de malfeitores me cerca; perfuraram-me as mãos e os pés.
17. Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham, ficam a me observar.
18. Repartem entre si minhas roupas e tiram sortes sobre a minha túnica.

No evangelho segundo Mateus, capítulo 27, verso 46, na parte final Jesus já crucificado diz: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Ele estava dizendo que o que foi previsto no salmo 22 estava se cumprindo.

O verso 16 é de especial interesse (“16. Pois cães me rodeiam; um bando de malfeitores me cerca; perfuraram-me as mãos e os pés”). Ele descreve a imagem de um crucificado. O problema para os tradutores do hebraico é que quando este salmo foi escrito não existia a execução por crucificação, os catargineses só iriam inventá-la séculos mais tarde.

Isso nos demonstra o grande amor de Deus por nós. Fomos criados com o dom do livre arbítrio. E Deus sabia que escolheríamos o mal. Adão e Eva fizeram isso e o pecado entrou no mundo e todos nós desde então somos pecadores, é o que diz o apóstolo Paulo na carta aos Romanos 3.23 (“Por que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”).

Mas Deus mesmo sabendo que escolheríamos o mal, Ele não nos criou como robôs. Deus providenciou para que Seu Filho morresse pelos nossos pecados. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Quando Abraão teve a sua fé testada por Deus, que pediu o sacrifício de Isaque (o único filho de Abraão com Sara, o filho da promessa de que por ele Abraão seria um grande povo), temos o testemunho da providência de Deus quanto ao cordeiro que seria sacrificado. Gênesis 22.7-14:

“7.Então Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Estou aqui, meu filho! Isaque perguntou: O fogo e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8. Abraão respondeu: Meu filho, Deus mesmo proverá o cordeiro para o holocausto. E os dois iam caminhando juntos.
9. Tendo eles chegado ao lugar que Deus havia mostrado a Abraão, este edificou o altar e arrumou a lenha; depois amarrou seu filho Isaque e o colocou em cima do altar, sobre a lenha.
10. E, estendendo a mão, pegou a faca para imolar o filho.
11. Mas o anjo do Senhor bradou desde o céu: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Estou aqui.
12. Então o anjo disse: Não estendas a mão contra  o moço,não lhe faças nada, pois agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, teu único filho.
13. Então Abraão levantou os olhos e viu atrás de si um carneiro preso no mato pelos chifres; Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu em holocausto no lugar de seu filho.
14. Por isso Abrão chamou àquele lugar Jeová-Jiré, pelo que se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.

Jeová-Jiré: Deus proverá!

E para morrer no nosso lugar, assim como aquele cordeiro morreu no lugar de Isaque, Deus proveu a Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Eu não sei o que você tem visto ou ouvido até hoje sobre Deus, mas eu quero que você nesta noite guarde uma coisa no seu coração:

Deus te ama. Deus te ama. Por isso Jesus veio ao mundo, para morrer por mim; para morrer por você.

Por que Deus amou tanto o mundo, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16).

Não foram os religiosos judeus que prenderam Jesus e não foi o exército romano que o executou. Ele se entregou voluntariamente para que nós (eu e você) não precisássemos passar pela morte eterna. Ele morreu na cruz no nosso lugar.

O Cordeiro de Deus é providência unicamente de Deus!

Mas temos que fazer o seguinte questionamento:

Será que havia outra possibilidade para que o pecado fosse retirado do mundo? Deus poderia ter usado outra estratégia para nos salvar? Será que nós mesmos podemos providenciar a nossa salvação da morte eterna?

Eu gostaria que nós ingressássemos no segundo aspecto do texto que lemos que é o seguinte:

2) O Cordeiro de Deus é a única solução para retirar o pecado do mundo (v. 29).

“29. No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha em sua direção, e disse: Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29).

“O Cordeiro”. No grego (hó amnós – ò áμνóς). Não é “Um cordeiro”, mas “O Cordeiro”.

Há uma frase muito usada, de forma errada, de que “todos os caminhos levam a Deus”. Todos vão comparecer diante de Deus, isso é bíblico, mas nem todos serão reconciliados com Deus, nem todos terão vida eterna junto de Deus.

Quando Deus providenciou o Cordeiro para morrer pelos nossos pecados Ele assim o fez por não existir outra forma de reconciliação. Deus não é sádico, Ele não tem prazer no sofrimento, muito menos do seu próprio filho.

Jesus se fez homem. O Deus encarnado. O filho do homem. Pois somente um cordeiro perfeito, sem mancha, sem mácula poderia ser o sacrifício perfeito, o único sacrifício que possibilitaria a reconciliação da humanidade com Deus.

Lendo o texto de Romanos 3.23 nós vimos que todos somos pecadores, logo, nenhum homem poderia ser o cordeiro que morreria por todos, por isso Deus providenciou o único que expiaria os nossos pecados e tiraria o pecado do mundo.

Mas nós temos na nossa natureza o desejo de tentar resolver as coisas a nosso modo. Parece que queremos tomar as rédeas das coisas a todo custo.

Desde o começo da humanidade nós tentamos resolver nosso problema relacional com Deus do nosso modo.

Logo depois que Adão e Eva pecaram, e com isso deu-se o ingresso do pecado na humanidade, os dois tentaram dar um “jeitinho nas coisas”, vejamos o texto (Gênesis 3, versos 7 a 10):

“7. Então os olhos dos dois foram abertos e ficaram sabendo que estavam nus; por isso, entrelaçaram folhas de figueira e fizeram para si aventais.
8. Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava pelo jardim no final da tarde, o homem e sua mulher esconderam-se da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9. Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou-lhe: Onde estás?
10. O homem respondeu-lhe: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; por isso me escondi.
(...)
21. E o Senhor Deus fez roupas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.

O homem pecou, reconheceu-se nu, e fez roupas de folhas para vestir. É o jeitinho que queremos dar nas coisas.

Só que o nosso jeitinho sempre será como “tapar o sol com a peneira.

Vocês notaram no texto que lemos que o homem fez uma roupa e folhas, mas disse que estava com medo de Deus por estar “nu”? Ora se tinha uma roupa, mesmo que de folhas, ele não estava nu.

Então não era esse o problema.

O problema é que o “jeitinho” que damos nas coisas, por nossos próprios esforços, nos deixam como que nus diante de Deus.

Quem quer dar um “jeitinho” nas coisas não consegue chegar diante de Deus, pois o pecado que mora em nós nos impede de nos aproximarmos da presença santa de Deus.

Você já tentou resolver as coisas ao seu modo e isso não deu certo?

Talvez um problema no relacionamento familiar, ou um sentimento que você não gostaria de possuir: depressão, raiva, tristeza.

A única forma de nos aproximar de Deus é por meio do Cordeiro que foi morto, do nosso salvador Jesus Cristo que ressuscitou. Somente Deus pode mudar a nossa história.

Deus também solucionou o problema de Adão e Eva. Fez uma roupa de peles de animais para eles. O primeiro sacrifício de animais em razão do pecado da humanidade.

E Deus se fez homem em Cristo Jesus para solucionar o problema do nosso pecado.

Foram feitas muitas tentativas para que o Cordeiro de Deus, Jesus, não consumasse a sua missão de redenção da humanidade.

a) Sua família tentou dissuadi-lo (Marcos 3.20-21): “20. Depois ele entrou numa casa, e novamente aglomerou-se uma multidão, de modo que não podiam nem mesmo comer. 21. Quando seus familiares souberam disso, saíram para impedi-lo, pois diziam: Ele está fora de si.

b) Seus discípulos tentaram impedi-lo (Mateus 16.21-23): “21.Desse momento em diante, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém, que sofresse muitas coisas da parte dos líderes religiosos, dos principais sacerdotes e dos escribas, e que fosse morto e ressuscitasse ao terceiro dia. 22. Mas Pedro, chamando-o em particular, começou a repreendê-lo dizendo: Deus tenha compaixão de ti, Senhor! Isso jamais te acontecerá. 23. Ele, porém voltando-se, disse a Pedro: Para traz de mim, Satanás! Tu me és motivo de tropeço, pois não pensas nas coisas de Deus, mas, sim, nas que são dos homens.

c) Até seus executores, com ele já pregado na cruz (Mateus 27.42): “Ele salvou a outros e não consegue salvar a si mesmo. Ele é o Rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele.

Mas nada nem ninguém poderia frustrar os planos eternos de salvação da humanidade em Cristo, pois se Cristo não houvesse morrido para perdão dos nossos pecados e ressuscitado, vencendo a morte, nós não teríamos esperança, permaneceríamos mortos, sem esperança.

Deus providenciou o Cordeiro, Jesus Cristo, Ele é o único que poderia morrer para que nossos pecados fossem apagados.

Mas nem todos serão salvos pela morte e ressurreição do Cordeiro de Deus, nós precisamos aprender que:

3) Devemos receber individualmente o Cordeiro em nossos corações para perdão dos nossos pecados e para termos vida eterna (verso 29).

“29. No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha em sua direção, e disse: Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29).

O termo grego para mundo no verso 29 é “kosmos” (κóσμος), com a idéia de mundo, universo.

Mas nós precisamos entender o que João está dizendo quando afirma que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Não podemos tirar o texto de todo o contexto. Jesus se fez homem e morreu para todos. A oferta da salvação é feita para todos, é isso que o profeta Isaias fala sobre o servo sofredor, sobre o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Isaias 53.4-6 e 11):

“4. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou sobre si as nossas dores; e nós o consideramos aflito, ferido por Deus e oprimido.
5. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas maldades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por seus ferimentos fomos sarados.
6. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair a maldade de todos nós sobre ele.
(...)
11. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo justo justificará A MUITOS e levará sobre si as maldades deles.

O Cordeiro de Deus justificará a muitos, levando sobre si a maldade deles. Justificará A MUITOS, não a todos.

A oferta de salvação é para todos, mas para ser beneficiado pelo sacrifício do Cordeiro é preciso uma decisão individual. A salvação é individual.

Mas um grande número de pessoas não aceita o sacrifício do Cordeiro de Deus que foi morto e ressuscitou. Muitos rejeitarão a palavra da cruz, pois como diz o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 1.18:

“18. Pois a palavra da cruz é insensatez para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” (1Cor.1.18).

Para os que estão sendo salvos a cruz onde o Cordeiro de Deus foi morto é poder de Deus para salvação.

A idéia do verso 29 é que Jesus morreu pelos nossos pecados, ressuscitou, vencendo a morte, mas para que nós possamos ser reconciliados com Deus é preciso que sejamos com Ele crucificados.

Paulo fala exatamente isso na carta aos Romanos, capítulo 6, versos 5 e 6:

“5. Porque, se fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição.
6. Pois sabemos isto: a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo sujeito ao pecado fosse destruído, a fim de não servirmos mais ao pecado.”

Você quer mudanças na sua vida? O que você quer que mude na sua família?

Para existirem mudanças você precisa estar disposto a crucificar a sua própria natureza. Você precisa estar disposto a abrir mão da sua vontade e deixar que Jesus dirija a sua vida.

O Cordeiro foi morto para que nós pudéssemos viver novamente em Deus, mas isso só é possível se nossa natureza pecaminosa morrer junto com Jesus na Cruz.

Mas como eu faço isso? Como eu posso crucificar minha velha natureza naquela cruz lá no calvário? Como eu posso ter paz? Como posso mudar minha história, a história da minha família?

A BÍBLIA TEM A RESPOSTA (Carta aos Romanos, capítulo 10, de 9 a 10):

“9. Porque, se com a tua boca confessares Jesus como Senhor, e em eu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo;
10. pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”

CONCLUSÃO:

1) DEUS PROVIDENCIOU O CORDEIRO PARA O SACRIFÍCIO.

2) JESUS É ESSE CORDEIRO PASCAL QUE FOI MORTO NOSSO LUGAR.

3) ELE NOS OFERECE SALVAÇÃO, SÓ ELE PODE MUDAR A NOSSA HISTÓRIA.

4) PRECISAMOS ESTAR DISPOSTOS A CRUCIFICAR A NOSSA PRÓPRIA VONTADE NAQUELA CRUZ LÁ DO CALVÁRIO.

5) ASSIM TEREMOS UMA NOVA VIDA, SEREMOS UMA NOVA CRIATURA, TEREMOS PAZ JUNTO DE DEUS.

Curve a sua cabeça neste momento.

Você que entendeu a mensagem desta noite, entendeu que só Jesus pode mudar a sua história e te dar a paz.

Só o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo, pode mudar a sua vida e restaurar o seu relacionamento com Deus, convide Jesus para entrar no seu coração para que ele transforme a sua vida, para que Ele seja a sua luz, o seu salvador.

Diga “Eu me arrependo dos meus pecados. Eu quero crucificar a minha velha natureza na mesma cruz em que o Senhor foi crucificado, muda a minha natureza Senhor Jesus, entre no meu coração, mude a minha história”.

Se você fez essa oração, eu o convido você a levantar uma de suas mãos, corajosamente aceitando a Cristo como seu salvador, deixe que Ele seja o Senhor da sua vida, deixe Jesus te dar a paz.

Há mais alguém, este é o momento.

Vamos orar.

ORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário