segunda-feira, 5 de março de 2012

POR QUE CHORAS?

SERMÃO PREPARADO PARA PREGAÇÃO NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM LINHARES/ES, EM 22 DE MAIO DE 2011 (CULTO DA NOITE)

Boa noite!

É muito bom estarmos aqui nesta noite. O Salmo 122, verso 1, nos diz: Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor. Realmente é muito agradável estar na presença de Deus.

O problema é que nós nem sempre nos dirigimos às reuniões da igreja com um coração alegre. Alguns corações nesta noite não estão alegres, alguns estão machucados por problemas das mais diversas ordens.

Maridos e esposas com dificuldades no relacionamento conjugal.

Dificuldades com os Filhos: E como aquilo que aflige um filho, ou um neto, as vovós e vovôs que são pais e mães duas vezes sabem disso. Enfermidade, desemprego e os problemas financeiros que dele decorrem. A ausência de um familiar querido.

Depressão, ansiedade, que são os males do nosso século. Ou simplesmente ausência de sentido para a vida. Quantas pessoas sofrem por que não tem um direcionamento, um alvo em suas vidas, um motivo para viver, e não só viver, viver e paz.

Eu quero fazer uma pergunta, e você não precisa responder de forma audível, apenas pense na resposta.

Você já chorou hoje? Eu não falo de lágrimas de regozijo ou alegria. Eu falo de lágrimas de dor, de sofrimento, de angústia.

Talvez não tenha sido hoje, mas você já chorou esta semana, este mês ou mesmo este ano?

Pois bem, nesta noite nós vamos nos deter na história de uma mulher que derramou lágrimas de um sofrimento muito profundo, vamos ver o que fez com que as lágrimas dessa mulher cessassem e principalmente, o que, ou melhor, QUEM colocou paz no coração dela.

Por gentileza, fique de pé. Abra sua Bíblia no evangelho de João, Capítulo 20.

Eu farei a leitura na versão Almeida Século XXI.

Evangelho de João Capítulo 20, nós faremos a leitura dos versos 1 a 18.

A palavra de Deus nos diz assim:

João 20.1-18.

Essa é a história do reencontro entre Maria Madalena e Jesus após a sua ressurreição.

Após a crucificação de Jesus e todo o procedimento de seu funeral Maria Madalena retorna ao local do sepultamento. Ela que era natural da cidade de Magdala, ao norte de Jerusalém, próximo ao mar da Galiléia, de onde vem o seu nome Maria de Magdala ou Maria Madalena, que havia sido curada por Jesus, que expulsou sete demônios que a possuíam (MC 16.9 e Lc 8.2-3), agora estava diante do túmulo do seu Mestre.

 E pior, ela encontrou um túmulo vazio e começou a chorar copiosamente, ela estava aos prantos.

Nesse contexto ela encontra três pessoas. E essas pessoas fazem uma pergunta a ela. Uma mesma pergunta feita três vezes.

Agora eu vou fazer essa pergunta também três vezes, e vamos ter três respostas que vão nos ajudar a entender o porquê das lagrimas de Maria Madalena, mas também o porquê das nossas próprias lágrimas, e, principalmente, como essas lágrimas podem ser transformadas em alegria e paz.

Lá vai a pergunta pela primeira vez, e também a primeira resposta:

II.1. POR QUE CHORAS? CHORAS POR TER CONSCIÊNCIA DA MORTE. v. 11.

Veja o que diz o verso 11:

“11. Maria, porém, ficou em pé, chorando diante do sepulcro. Enquanto chorava, abaixou-se para olhar para dentro”.

MARIA FICOU CHORANDO DIANTE DE UM TÚMULO QUE PARA ELA REPRESENTAVA A MORTE.

Nós, OS SERES HUMANOS, SOMOS OS ÚNICOS QUE TEMOS CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA FINITUDE. Nós sabemos que vamos morrer. Podemos até não gostar de tratar do assunto, nem de pensar nisso. Mas temos essa consciência.

Isso nos diferencia dos animais, eles não têm essa consciência.

Quem já teve a experiência de morar no interior sabe que quando um animal morre às vezes os demais que estão por ali tentam estimular o que morreu a se levantar. Cavalos fazem isso, morreu um os demais vêm, mexem com ele, tentam despertá-lo. Eles não têm consciência da própria morte.

Mas para entender esse fenômeno da consciência da morte nós precisamos retroagir um pouco na nossa história, vá até Gênesis, Capítulo 2, versos 16 e 17:

“16. Então o Senhor Deus ordenou ao homem: Podes comer livremente de qualquer árvore do jardim,
17. mas não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal; por que no dia em que dela comeres, com certeza morrerás.”

...COM CERTEZA MORRERÁS!

E o que foi que o homem fez? Desobedeceu a Deus e fez o que havia sido proibido fazer. Assim, juntamente com o pecado a morte começou a fazer parte da humanidade.

Você talvez esteja se perguntando: Mas o que é que eu tenho a ver com essa história de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal? Isso é coisa de Adão e Eva, eu não comi de árvore nenhuma.

O Apóstolo Paulo em sua carta dirigida á Igreja em Roma pode nos esclarecer esse questionamento, Romanos Capítulo 5, verso 12:

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5.12).

Assim, todos estamos sujeitos à morte, mas assim como Maria Madalena, a maior preocupação não é a morte física, mas a morte espiritual, essa que é resultado da nossa natureza pecaminosa.

Então quer dizer que além de ter consciência da morte nós também somos pecadores?

Sim, Romanos, capítulo 3, verso 23 diz:

“pois TODOS PECARAM E ESTÃO DESTITUÍDOS DA GLÓRIA DE DEUS,”

Quanto o texto fala em TODOS PECARAM, realmente somos todos nós: Eu e você, TODOS, sem exceção, TODOS. O verso lido nos diz que estamos destituídos, ou afastados da glória de Deus.

Espiritualmente falando, esse afastamento da glória de Deus é que nos faz morrer, que nos faz... chorar. Por que o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23)

Lembram que Maria Madalena chorava diante de um túmulo vazio.

Muitos estão chorando diante de túmulos vazios, assim como Ela que foi afastada de Cristo, ainda que momentaneamente, muitos estão afastados da Glória de Deus que há em Cristo Jesus, e por isso choram.

A ausência de Deus é ausência de paz.

A ausência de Deus traz uma série de conseqüências: eternas e presentes.

A conseqüência eterna é esse afastamento de Deus e essa é a principal, mas também temos as conseqüências presentes que se abatem sobre nós e nos deixam com o coração sangrando de desespero, de vazio, de solidão, sem paz.

A consciência da morte e o afastamento de Cristo fizeram com que Madalena Chorasse, assim como muitos ainda choram pela ausência de Deus.

Mas eu agora faço a pergunta pela segunda vez:

II.2. POR QUE CHORAS? CHORAS POR NÃO PODER MUDAR POR SUAS PRÓPRIAS FORÇAS ESSA CONDIÇÃO DE AFASTAMENTO DE DEUS. v. 13.

“13. E eles lhe perguntaram: Mulher por que choras? Ela respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.”

Maria Madalena chorava e olhava o sepulcro vazio, foi-lhe perguntado “por que choras”, e ela responde “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”.

Ela disse em outras palavras: Não sei o que fazer para reencontrar o corpo. Não sei o que fazer!!

Maria Madalena estava desorientada, perdida, o que fazer?

O povo de Israel esperava ansiosamente um messias, alguém que os libertasse. Eles estavam sob o julgo Romano à época, e esperavam que o messias fosse um rei libertador que restauraria a grandeza política de Israel do tempo do rei Davi.

Ela certamente compartilhava dessa expectativa, a de o messias viria para libertá-los. Ela teve uma experiência muito próxima com Jesus, Ele a libertou de sete demônios que a possuíram, você pode conferir isso em Marcos, capítulo 16, verso 9.

Ela o acompanhou durante o seu ministério, ouviu suas palavras, de que ele era o messias esperado. Mas agora ela estava diante de um sepulcro vazio, onde ela pensava estar os restos mortais daquele que seria o seu libertador. Quanta desesperança, quanta frustração, quanto sentimento de incapacidade.

Todos devam conhecer a expressão: “Não vejo luz no fim do túnel”.

Não ver a luz no fim do túnel é não ver uma saída para um problema, para uma situação difícil.

Em quantos túneis escuros nós acabamos entrando. Um casamento com dificuldades, um filho que anda longe da presença de Deus, problemas financeiros. A perda de um familiar querido.

Quando tratamos da vida eterna junto a Deus, ou da nossa reconciliação com Deus, também não podemos por nossas próprias forças nos achegarmos sozinhos a Deus, estamos também em um túnel escuro, tateando em busca de uma saída.

Muitas pessoas estão neste túnel, em que tateiam em busca de uma saída da natureza pecaminosa, que é comum a toda a humanidade, para não estar mais afastado de Deus. Quando vamos às caravanas missionárias nós abordamos as pessoas com uma pergunta muito importante: VOCÊ SABE COMO IR PARA O CÉU?

PENSE EM UMA RESPOSTA.

As repostas mais comuns são boas obras, fazer o bem, ser bom, ou “eu não fumo, não bebo, não roubo, não mato, não mexo com drogas, acho que estou tranquilo”.

Maria Madalena queria encontrar o corpo de Jesus, ela que já havia comunicado aos discípulos o sumiço do corpo voltou para procurá-lo, ela olhou dentro do túmulo, certamente deve tê-lo procurado nos arredores, e não o achou.

ELA PROCURAVA UM CRISTO MORTO, POR SEU PRÓPRIOS ESFORÇOS ELA PROCURAVA UM CRISTO SEPULTADO.

E ela não o encontrou até que Ele, Jesus Cristo ressurreto a procurou, e dirigiu-se a ela.

A atitude de Maria Madalena, de procurar resolver a situação por seus esforços próprios é semelhante à resposta de que para ir para o céu é preciso fazer coisas boas, isso é tatear em um túnel escuro, sem luz no fim.

Portanto, se você deu qualquer resposta que passe PELO SEU AGIR EXCLUSIVAMENTE (SER BOM, FAZER COISAS BOAS E OUTRAS DESSE GÊNERO) você também está em um túnel escuro, e não pode sair dele sozinho.

ESSE SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA DIANTE DAS DIFICULDADES, DE NÃO CONSEGUIR RESOLVER AS COISAS SOZINHO TAMBÉM TRAZ MUITAS LÁGRIMAS, VOCÊ OLHA PARA SUA FAMÍLIA, PARA O SEU CASAMENTO, PARA OS SEUS FILHOS, E SE PERGUNTA: COMO EU VOU RESOLVER ESSA SITUAÇÃO? MAS A RESPOSTA NÃO VEM, APENAS A TRISTEZA E O SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA TOMAM O CORAÇÃO.

Mas a história não precisa acabar assim, assim como não acabou com Madalena chorando em frente a um sepulcro, desesperada e com um coração sem esperança. Vejamos a pergunta pela terceira vez:

II.3 - POR QUE CHORAS? CHORAS POR NÃO RECONHECER O ÚNICO QUE PODE TRAZER PAZ AO SEU CORAÇÃO E TE DAR VIDA ETERNA. v. 14-15.

“14. Ao dizer isso, ela se virou para traz e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.
15. Jesus lhe perguntou: Mulher, por que choras? A quem procuras? Pensando ela que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, diz-me onde o puseste, e eu o levarei.
16. Então Jesus lhe disse: Maria! Virando-se, ela lhe disse na língua dos hebreus: Raboni! (que significa Mestre).”

Maria não reconheceu a Jesus inicialmente. É interessante que ela não o tenha reconhecido, nem por sua aparência nem pelo timbre da sua voz.

Isso nos traz uma pergunta: Como alguém pode acompanhar o ministério de Jesus por tanto tempo e não reconhecê-lo?

Alguns teólogos dizem que o corpo de Jesus glorificado após a ressurreição era diferente, por isso Maria Madalena não o reconheceu.

Outros dizem que devido ao fato de Madalena estar chorando, sua visão foi embotada pelas lágrimas, ela não conseguia ver através de suas lágrimas.

O FATO E QUE ELA NÃO O RECONHECEU.

Nós somos um país colonizado por uma nação cristã, temos uma formação cristã, mesmo aqueles que dizem não professar o cristianismo tem uma noção de quem foi Jesus Cristo. Aqui nesta noite eu creio que não haja ninguém que não possua ao menos uma noção de quem seja Cristo.

MAS É PRECISO SALIENTAR UMA COISA: VER NÃO É O MESMO QUE ENXERGAR.

MARIA MADALENA VIU A JESUS, MAS NÃO O ENXERGOU. ELA O CONFUNDIU COM O JARDINEIRO.

Um professor da Universidade de São Paulo desenvolveu uma tese de doutorado muito interessante, a da “IMVISIBILIDADE SOCIAL”. Ele queria provar que a sociedade ignora algumas pessoas, que as vê mas não as enxerga, como se elas fosse invisíveis.

Para provar a sua tese, esse professor pediu ao pessoal dos serviços gerais um uniforme de faxineiro, e um carrinho desses de limpeza.

Durante alguns dias ele permaneceu nos corredores da USP varrendo o chão, passando pano. Ao final desse período ele relatou que passaram por ele vários de seus alunos, e também colegas professores, mas ninguém o reconheceu, NINGUÉM O ENXERGOU!

Alguns têm agido desta forma com Jesus também, já ouviram falar dele, já leram algo sobre ele, até dizem conhecê-lo, mas isso não fez a menor diferença para suas vidas, viram mas não enxergaram.

Já ouviram a expressão “Tudo como dantes no quartel de Abrantes”.

É UMA EXPRESSÃO POPULAR QUE INDICA QUE NADA MUDOU.

SE VOCÊ DIZ QUE CONHECE A CRISTO MAS ISSO NÃO FEZ A MENOR DIFERENÇA PARA VOCÊ COMO PAI OU MÃE, COMO MARIDO OU ESPOSA, COMO FILHO, COMO PESSOA, SE SUA VIDA NÃO FOI IMPACTADA PELA PRESENÇA DE CRISTO ENTÃO VOCÊ ESTÁ, ASSIM COMO MARIA MADALENA, CONFUNDINDO JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO, COM O JARDINEIRO DE UM CEMITÉRIO.

Mas Cristo deseja ser conhecido por você, veja o que diz o verso 16:

16. Então Jesus lhe disse: Maria! Virando-se, ela lhe disse na língua dos hebreus: Raboni! (que significa Mestre).”

Ele chamou Maria Madalena pelo nome, e ela instantaneamente o reconheceu.

Jesus te conhece pelo nome, se você veio aqui esta noite é porque Cristo quer te chamar pelo nome.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;” (João 10.27)


EU NÃO DISSE QUE A HISTÓRIA NÃO ACABAVA COM UMA MULHER CHORANDO EM UM CEMITÉRIO?

Pois a história termina com uma mulher sem lágrimas, com o coração exultante de alegria, por que Jesus a chamou pelo nome e ela respondeu, suas tristezas, suas dúvidas, seus anseios, a escuridão no fim do túnel foram substituídas por esperança, por certeza e pela maravilhosa luz que só Cristo pode irradiar sobre a vida humana.

Aconteceu com Maria o que Jesus prometeu e está registrado em João 14.27:

JESUS DISSE:

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Eu não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem tenha medo.” (João 14.27)

Este é o primeiro resultado de quem houve a Cristo chamando-o pelo nome, é ter paz. Paz com você mesmo, paz com sua família, paz com Deus.

O coração de Maria Madalena se encheu de paz quando ela ouviu Cristo chamando-a pelo nome.

Quem tem a Cristo não precisa derramar lágrimas, ele sabe quem está no controle de sua vida, no controle da vida da sua família, no controle de todas as coisas.

Mas principalmente, quem ouve a voz de Cristo tem a certeza de que foi reconciliado com Deus e que tem vida eterna assegurada junto de Deus no céu. Pois somente através de Cristo podemos ir para o céu, não há outro caminho.

Você está cansado de lutar sozinho, de não ver uma luz no fim do túnel, de não ver sentido para vida, seus olhos estão embotados pelas lágrimas e você está cansado de chorar, ouça a voz de Cristo chamando o seu nome nesta noite.

Veja o que Ele quer para você, abra sua Bíblia no livro de Apocalipse, cap. 21, versos 1, 3-4 e 7:

1) E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

3) E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

4) E DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM PRANTO, NEM CLAMOR, NEM DOR; PORQUE JÁ AS PRIMEIRAS COISAS SÃO PASSADAS.

7)Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA.

CONCLUSÃO

Curve a sua cabeça neste momento.

Eu concluo e pergunto a você nesta noite:

1) POR QUE CHORAS?
2) POR QUE CHORAS?
3) POR QUE CHORAS?

VOCÊ QUER TER PAZ NO SEU CORAÇÃO, QUER QUE DEUS ENXUGUE DOS SEUS OLHOS TODA LÁGRIMA, QUE TER PAZ NA SUA FAMÍLIA, PAZ COM SEUS FILHOS:

“VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI” (Mateus 11.28)

OUÇA A VOZ DE CRISTO CHAMANDO O SEU NOME...

Agora quero perguntar a você que ouviu a voz de cristo, que deseja que deus enxugue as suas lágrimas, que deseja ter paz, que quer se reconciliar com deus e ter vida eterna junto dele, levante uma de suas mãos, e com esse gesto você estará publicamente reconhecendo a cristo como senhor da sua vida, para que ele não só enxugue as suas lágrimas, mas para que ele faça diferença para você e sua família.

 JESUS TE CHAMA, MAS SÓ VOCÊ PODE RESPONDÊ-LO.

POR QUE CHORAS?

Vamos falar com Deus.

ORAÇÃO.

2 comentários:

  1. Amém. Pregação muito poderosa, que o Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa mensagem, esta me ajudando muito , pois vou abordar esse mesmo texto .

    ResponderExcluir