sábado, 17 de março de 2012

MANTENHA-SE AQUECIDO.

SERMÃO PREPARADO PARA PREGAÇÃO NO CETEBES-LINHARES – EM 02 DE JUNHO DE 2011.

Boa noite!

É muito agradável estarmos aqui nesta noite, daqui eu posso ver muitos colegas que se prepararam especialmente para este friozinho que vem fazendo em Linhares nos últimos dias.

Além de estarmos nos aproximando do inverno temos uma frente fria estacionada sobre a região que é responsável por essa mudança climática, que nos faz tirar os agasalhos dos armários, dormir com um cobertor ou dois a mais.

Mas é importante que nós saibamos que não existe apenas o frio físico, este que nós resolvemos nos revestindo de mais roupas ou que o fogo pode nos aquecer.

Temos o frio emocional, que é aquele que nos faz sentir desamparado pelas pessoas em quem confiamos.

Temos o frio intelectual, que é o que faz com que as pessoas abandonem os estudos, que se dêem por satisfeitas com uma qualificação intelectual menor do que poderiam alcançar.

Mas principalmente, temos o frio espiritual que é aquele que nos faz esquecer o primeiro amor da conversão, ou do chamado ministerial.

Eu falo a homens e mulheres, a colegas, os quais eu venho acompanhando a quase um ano, e tenho visto as frentes frias que vem passando ou estacionando sobre a vida de alguns. O inverno às vezes é rigoroso, por isso, nesta noite, eu quero falar de um homem, alguém que enfrentou o frio físico, o emocional, intelectual e o frio espiritual e tem muito a nos ensinar sobre quais os cobertores podemos usar para nos aquecer em tais momentos.

Por gentileza, fique de pé. Abra sua Bíblia na segunda carta de Paulo a Timóteo, Capítulo 4.

Eu farei a leitura na versão Almeida Século XXI.

Segunda Timóteo 4. Nós faremos a leitura dos versos 9 a 22.

A palavra de Deus nos diz assim:

“9. Procura visitar-me em breve,
pois Demas, por amar este mundo, abandonou-me. Ele partiu para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia; Tito, para a Dalmácia;
11. só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, pois ele me é muito útil para o ministério.
12. Mandei Tíquico para Éfeso.
13. Quando vieres, traze-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
14. Alexandre, que trabalha com bronze, prejudicou-me bastante; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas ações.
15. Tenhas muito cuidado com ele, pois resistiu muito ás nossas palavras.
16. Na minha primeira defesa ninguém me ajudou; pelo contrário, todos me desampararam. Que isto não lhes seja cobrado.
17. Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por meu intermédio a pregação fosse anunciada e todos os gentios a ouvissem; e fui livrado da boca do leão.
18. O Senhor me livrará de toda obra má e me levará a salvo para o seu reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.”
19. Cumprimenta Prisca e Áquila, bem como a casa de Onesíforo.
20. Erasto ficou em Corinto. Deixei Trófimo doente em Mileto.
21. Apressa-te e vem antes do inverno. Êubulo, Pudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos te cumprimentam.
22. O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.”

II.1. MANTENHA SEU CORPO AQUECIDO. v. 13.

Veja o que diz o verso 13:

13. Quando vieres, traze-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.

Quando escreveu esta carta a Timóteo, Paulo encontrava-se encarcerado em Roma, ele aguardava o julgamento que o conduziria posteriormente à morte.

Aproximava-se o inverno e ele estava muito decepcionado com alguns de seus colaboradores e de alguns irmãos.

Demas o havia abandonado priorizando as coisas materiais e os irmãos da igreja em Roma o haviam abandonado quando do seu julgamento.

Eu nem consigo imaginar o frio que deveria fazer em uma prisão romana durante o inverno. É interessante que Paulo não tenha se limitado a escrever sobre assuntos doutrinários ou de natureza espiritual, ele também se deteve em um assunto material ou físico, ele pede uma capa para Timóteo.

A palavra grega aqui traduzida para capa, indica que se tratava de um capote grosseiro, algo muito resistente para enfrentar um inverno rigoroso, um capotão.

Existe uma enfermidade chamada hipotermia, ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35°C), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado. Se a temperatura ficar abaixo de 32°C, a condição pode ficar crítica ou até fatal, sendo que a temperatura corporal abaixo dos 27º C é sempre fatal.

A hipotermia não ocorre repentinamente, ela possui estágios, ou etapas. Na primeira etapa a pessoa tem arrepios, a respiração se torna rápida, as mãos ficam adormecidas com dificuldade de utilizá-las para efetuar tarefas.

Na segunda etapa os arrepios são mais intensos, os movimentos são lentos. As extremidades ficam azuladas, há um pouco de confusão. Apesar disto a vítima está consciente.

Quando chega a terceira etapa em geral os arrepios cessam, surgem sinais de amnésia, impossibilidade de usar as mãos, diminuição do pulso e respiração. Diminuição da atividade celular. Falha dos órgãos vitais. Morte clínica.

Eu ressaltei essas fases da hipotermia para também destacar os cuidados com a nossa saúde, de todos que se engajam no ministério concedido por Deus.

Parece estranho usar uma pregação para falar de cuidados com o corpo? Para mim há um mês atrás também pareceria, eu não empregaria tempo para falar disso.

Mas Deus usa muitas situações para nos ensinar.

Após uma elevação repentina de pressão, uma enfermidade física, nós atentamos para o fato de que vivemos em um corpo mortal, e que este corpo deve ser bem cuidado.

Nós devemos zelar principalmente pelo corpo espiritual, mas nós não somos fantasminhas flutuando no ar, nos temos um corpo que foi concedido por Deus e devemos zelar por ele.

Abra sua Bíblia em 1 Coríntios 6:19:

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

O nosso corpo não nos pertence, deve ser usado para a glorificação de Deus, assim como zelamos pelo lugar onde a igreja se reúne, que costumeiramente chamamos de templo, devemos também zelar pelo nosso corpo.

Atividade física, boa alimentação, horas de descanso, estar em momentos agradáveis com a família, tudo isso é importante para evitarmos o frio físico. Lembram das fases da hipotermia, pois assim também acontece com o desgaste físico do corpo.

Em um dia você trabalha das 06 da manhã até às 10 da noite para dar conta dos afazeres daquele dia, logo estará achando esse ritmo de vida normal, passa a não desfrutar de momentos familiares, já não se alimenta corretamente e passa a ter dificuldades com o sono.

Aí começam as enfermidades, lentamente o corpo começa a sinalizar sobre a necessidade de receber cuidados: tosse, gripe recorrente, aumento de pressão, e até sinais mais graves.

Nós não podemos negligenciar o cuidado da nossa saúde, esse é um aviso que o texto nos traz: cuide da sua saúde, faça exercícios físicos regularmente, alimente-se bem, descanse, assim você estará sendo um bom mordomo de Deus.

Mas o frio que Paulo sentiu não foi apenas físico, também foi de natureza intelectual e emocional.

Por isso:

II.2. MANTENHA A SUA MENTE E A SUAS EMOÇÕES AQUECIDAS. v. 9 e 13.

II.2.1 - Frio intelectual.

13. Quando vieres, traze-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos”.

Paulo estava aprisionado, caminhando para a morte e não cansava de ler, de estudar. Que figura singular, um intelectual, poliglota, profundo conhecedor do antigo testamento, conhecedor da filosofia.

Paulo é um exemplo que sempre contrariou a cultura popularmente difundida em anos anteriores nos meios seculares de que os cristãos, os crentes, são pessoas incultas ou analfabetas dadas ao misticismo exagerado. Hoje esta falsa impressão já foi bem atenuada, mas não deixou completamente de existir.

Uma pesquisa realizada entre pacientes com mais de 65 anos, todos de um mesmo bairro e mesma classe social, no Hospital Francês de Buenos Aires, revelou que 38% deles tinham desenvolvido o mal de Alzheimer, doença degenerativa que apaga mecanismos da memória coordenadores de movimentos naturais, como os da locomoção. Esse índice, contudo, caía para apenas 7% entre os pacientes com nível de instrução universitário. Quanto mais informação útil é armazenada no cérebro, melhor é seu desempenho. Maior também é o benefício que ele leva a todo o resto do organismo ao qual está ligado. “O cérebro é uma máquina para usar e gastar”, diz o professor Ivan Izquierdo, especialista no estudo da memória do departamento de bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. “Quem estuda ou tem uma vida intelectualmente ativa vive melhor e geralmente mais.” [1]

Devemos dar o melhor para Deus. Todos que estão aqui nesta noite têm a convicção que foram chamados por Deus para um ministério especial em seu Reino.

É muito triste a condição do Pastor que terminou seus estudos no seminário e encerrou a atividade intelectual. Suas ovelhas se ressentirão disso também.                                                                                                                                                                     

Um artigo publicado na revista “Pregação e Pregadores” nº 1, com o título “Tempo para pregação no dia-a-dia do pastor” destaca como metas a serem estabelecidas pelo Pastor, entre outras: (1) ler um livro a cada semana, (2) participar de cursos na área da pregação e comunicação, (3) despender mais tempo para ler a Bíblia, orar, meditar e estudar.

Paulo era um homem erudito, mas isso não se deu sem que ele se dedicasse aos estudos. Eu e você só nos manteremos aquecidos do frio intelectual se nos dedicarmos também.

Alguns menosprezam o CETEBES por acreditarem que a formação em seminários mais tradicionais como o Seminário do Sul ou o do Norte é melhor. Se você pensa assim eu digo que isso não é verdade. É você quem vai determinar como será a sua formação. Se você ler poucos livros, dedicar-se pouco á pesquisa e separar pouco tempo de estudo qualquer que seja a instituição de ensino em que você esteja a sua formação será deficiente.

O contrário também é verdade, se você ler muitos livros, dedicar-se com afinco à pesquisa e separar tempo adequado para estudo você será alguém intelectualmente bem preparado na sua formação.

Afaste o frio da ignorância com o conhecimento, estude independente das dificuldades, lembre-se que Paulo queria livros para estudar em uma prisão romana, assim você manterá sua mente aquecida e também poderá aquecer as mentes das ovelhas que Deus confiar a você.

II.2.2 - Frio Emocional.

Mas Paulo também cuidou do frio emocional, veja o versículo 9:

9. Procura visitar-me em breve,”

Paulo havia sido abandonado por Demas, que “amou este mundo” (verso 10) e por muitos irmãos, que não o assistiram em sua defesa (verso 16).

Imagine a situação de alguém preso e abandonado pelos amigos nos quais depositava toda confiança. Assim era a situação de Paulo.

Mas ele não se entregou, ele chamou os seus para perto de si.

Venha me visitar.”

Quando criança eu li um livro que se chamava “A margarida friorenta”, era um livro de uma flor que ficava tremendo durante a noite e muitas tentativas foram feitas para que ela fosse aquecida: (1) primeiro um cobertor, (2) depois a proximidade da lareira, (3) por fim a sua dona, uma menina, deu-lhe um beijo e levou a flor para dormir no quarto junto com ela.

O livro termina com a afirmação de que o frio que ela sentia não era ausência de calor, mas ausência de amor.

Foi difícil quando criança entender a dinâmica do livro, mas essa memória me acompanha até hoje, a de que pessoas podem sentir frio emocional.

Aquele que foi chamado para o ministério deve ser um cobertor emocional para as ovelhas que Deus o confiou, ele deve levar o alento para as almas sobrecarregadas.

As pessoas têm necessidade de serem amadas, o Dr. Gary Chapan, em seu livro “As cinco linguagens do amor” relata que os psicólogos afirmam que a principal necessidade do ser humano é sentir-se amado[2].

O próprio Paulo, no capítulo do amor (1 Coríntios 13), afirma:

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13.13)

Mas nós mesmos precisamos sentir que somos amados, precisamos de pessoas ao nosso redor que nos apóiem, que nos valorizem e estimulem.

Paulo pediu a seu filho na fé, Timóteo que estivesse com ele, sua presença aqueceria seu coração.

Você tem se sentido um pouco de frio emocional, cerque-se de pessoas que te amam, que te valorizam. Dispense tempo com sua família, com seus filhos, com seus amigos, ria com eles, chore também se for necessário, mas não fique sozinho.

O ser humano não foi feito para ficar sozinho. Você também é um ser humano.

Mesmo que espiritualmente você esteja fortalecido, é necessário que você tenha pessoas à sua volta.

É importante que nós como colegas de seminário estejamos nos apoiando e nos valorizando, verdadeiramente cuidando uns dos outros.

É comum quando um de nós falta, na próxima oportunidade em que nos encontramos ser interpelado com a seguinte frase: “você faltou meu irmão, tudo bem?”.

Mas nós podemos fazer mais do que isso, podemos ligar para esse colega no dia seguinte ao da falta, não esperar que ele volte ao seminário (ele pode não voltar para termos essa oportunidade de dizer que sentimos a sua ausência).

Vamos cuidar uns dos outros, para que nenhuma colega sinta frio emocional aqui no seminário.

Mas eu quero destacar a última forma de frio, que ao meu ver, é a mais importante, pois é necessário que você...

II.3 – MANTENHA-SE ESPIRITUALMENTE AQUECIDO. V. 17-18.

“17. Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por meu intermédio a pregação fosse anunciada e todos os gentios a ouvissem; e fui livrado da boca do leão.
18. O Senhor me livrará de toda obra má e me levará a salvo para o seu reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.”

Paulo tinha um cobertor espiritual que nunca permitia que ele sentisse frio, ele estava sempre aquecido pela sua fé. Uma fé em um Deus todo poderoso que esteve ao lado dele, e que está ao nosso lado.

Esse cobertor que é a fé permitiu a Paulo dizer:

Pois para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1.21)

Paulo enfrentava com serenidade as adversidades do ministério porque tinha um bom cobertor espiritual.

Uma boa imagem de como Deus aquece os que nele se refugiam é a da galinha protegendo os seus pintinhos. Quem já viu essa cena entende muito bem. Basta começar a chover, ou que seja sentido algum perigo e os pintinhos logo se refugiam sob a sua mãe e ela os cobre com suas asas e os mantém aquecidos e protegidos.

O próprio Jesus usou essa ilustração, abra sua bíblia em Mateus, capítulo 23, verso 37:

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar teus filhos, como a galinha ajunta seus filhotes debaixo das asas, e não quiseste!”

Quantos pastores têm deixado o ministério dizendo-se frustrados. Na verdade isso é decorrente do frio espiritual. Muitos seminaristas já passaram por estes bancos e alguns não chegaram ao fim do curso.

Nós mesmos, infelizmente podemos contar alguns bancos vazios que antes estavam ocupados.

Porque alguns estão tão aquecidos e outros estão tendo calafrios na vida espiritual?

A resposta é muito simples, precisamos estar continuamente sob as asas de Deus.

A distância que você mantiver de Deus será proporcional ao frio espiritual ou calor espiritual que você sente.

Você tem mantido uma vida de comunhão com Deus? Tem mantido uma vida devocional constante?

Deus quer aquecer seu espírito. Mas a fé que está em você é que vai te levar a abrigar-se sob proteção de Deus.

III - CONCLUSÃO

1) Mantenha-se aquecido:

Fisicamente: Cuide do seu corpo, foi Deus quem te deu; estimule as ovelhas a fazerem o mesmo, seja um exemplo.

2) Mantenha-se aquecido:

Emocionalmente: Cerque-se de pessoas que te amam, tenha tempo para estar junto delas, e aqueça também outras pessoas;

3) Mantenha-se aquecido:

Intelectualmente: não deixe nunca de estudar, mantenha sua mente ativa, exercite o seu cérebro.  O alimento que você vai servir para as ovelhas através da pregação e do ensino dependem muito daquilo que você tem a oferecer, não deixe suas ovelhas congelarem a mente.

4) E principalmente, mantenha-se aquecido:

Espiritualmente, ou você não suportará as frentes frias que certamente virão sobre você, sobre sua família, sobre seu ministério, nem poderá ajudar outros a se aquecerem se você mesmo estiver congelado.

Só assim podemos passar pelo inverno, e o inverno passa, mas assim como Paulo, precisamos de uma boa capa para isso.

Curve a sua cabeça neste momento.

Vamos falar com Deus.

ORAÇÃO.


[1] Revista Veja. Editora Abril, nº 1.560.
[2] CHAPMAN, Gary. As cinco linguagens do amor. Mundo Cristão: São Paulo, 2006, p.19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário