quarta-feira, 14 de março de 2012

AS TRÊS FACES DA SALVAÇÃO
(Efésios 2.1-9)

Sermão preparado para pregação na Frente Missionária no Bairro Canivete (PIB Linhares/ES) – Caravana Missionária, em 05 de novembro de 2011 (culto da noite)

I – INTRODUÇÃO

Boa noite!

É muito bom estarmos reunidos aqui nesta noite, um lugar em que nos sentimos seguros e abrigados, mas nós vivemos em um mundo confuso.

Todos os dias enfrentamos os mais diferentes problemas. Enfrentamos problemas na família, com os filhos, no emprego, ou decorrentes da falta de emprego; enfermidade, violência e até mesmo a morte.

Algumas coisas tristes acontecem de forma rápida. Você está andando pela calçada, vem alguém, coloca uma arma no seu rosto e leva os eu dinheiro, os seus bens.

O sujeito está dirigindo o carro, pisca, vem um caminhão e acabou a vida.

A saúde vai bem. Vai fazer um exame de rotina e descobre uma doença de difícil tratamento.

Outras vezes o sofrimento é demorado. A falta de emprego, para o chefe da família, que traz a preocupação sobre o sustento da família.

Um filho, um marido que está arruinando a saúde por causa das drogas, do álcool. Um familiar enfermo, que vai sucumbindo aos poucos, padecendo em razão da enfermidade.

O sofrimento vai se arrastando, fazendo com que percamos a alegria, o sentido da vida. Tem dias que parece que falta o ar, ficamos desnorteados.

Nós precisamos de socorro, de alguém que traga paz, que nos dê um norte, um sentido para a vida, que nos dê esperança, que nos devolva a alegria e nos dê um motivo para viver.

Nós vamos meditar em um texto da Bíblia que fala sobre isso, que fala sobre como podemos ter um sentido na vida, sobre como podemos ser salvos.

Por gentileza, fique de pé. Abra sua Bíblia na carta do apóstolo Paulo aos Efésios, capítulo 2.

Eu farei a leitura na versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Efésios, capítulo 2, nós faremos a leitura dos versos 1 ao 9.

A palavra de Deus nos diz assim:

“1. Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos.
2. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus.
3. De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus.
4. Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto,
5. que, quando estávamos espiritualmente mortos, por causa da nossa desobediência , ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.
6. Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial.
7. Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus.
8. Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.
9. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.”

Podem se sentar. Mantenham a Bíblia aberta por gentileza.

II – DESENVOLVIMENTO

Eu quero que nós pensemos nesta noite sobre três aspectos da salvação, sobre como podemos enfrentar as situações difíceis da vida com esperança, vendo uma luz no fim do túnel, com segurança.

Por isso o tema da mensagem é AS TRÊS FACES DA SALVAÇÃO.

De acordo com o texto de Paulo, o primeiro aspecto da salvação é:

II.1. A MISERICÓRDIA DE DEUS. v. 1-4a.

Veja o que diz o verso 11:

“1. Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos.
2. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus.
3. De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus.
4. Mas a misericórdia de Deus é muito grande (...)”

O apóstolo Paulo fala sobre o nosso estado natural, ele fala que estamos mortos nas nossas transgressões e pecados.

Você deve estar se perguntando, mas eu, pecado, transgressão...

A história do homem começou com Adão e com Eva, ainda no jardim do Éden, foi quando eles desobedeceram a Deus, e o pecado entrou no mundo.

Mas a Bíblia diz que todos nós somos pecadores, é isso que está escrito em Romanos, capítulo 3, verso 23 (Todos pecaram e estão afastados da presença de Deus).

O pecado aqui não quer dizer que você precise ser um assassino, ou um ladrão, ou traficante.

Nós somos muito rígidos para julgar os outros. Quando vemos na televisão gente que mata crianças, que maltrata idosos pensamos: Esse merecia morrer!

Como mexe com as nossas emoções a morte de uma criança ou os maus tratos a um ancião. A gente pensa: Deus podia deixar escapar um raio para fulminar essa gente ruim.

Mas o “todos” é inclusivo. Mas eu sou tão bonzinho, obedeço às leis, faço boas coisas, sou educado.

Imagine que todos nós estamos no mesmo barco. Diante de Deus não existem ninguém bonzinho. Todos somos pecadores.

E no mesmo livro de Romanos nós lemos que o pagamento pelo pecado é a morte. Romanos 6.23 (Pois o salário do pecado é a morte...).

Isso quer dizer que nós somos pecadores, TODOS NÓS, e que o que devemos receber por isso é a morte.

ENTÃO DEUS DEVERIA NOS MATAR. Acabar conosco. Não é isso que a Bíblia diz?

Mas porque ele não faz isso? Porque nós, sendo pecadores, não somos mortos por Deus, porque Ele permite que continuemos vivendo, às vezes mais sobrevivendo do que vivendo, mas porque?

Verso. 4. “Mas a misericórdia de Deus é muito grande, (...).

Misericórdia é quando Deus não faz conosco o que merecemos.

Você vai ouvir muita gente cantando: “Me dá o que eu mereço”, “É meu, me dá” “Eu ordeno”.

Se Deus respondesse nos dando o que merecemos seria a morte. Mas Deus diz: Eu não vou matar vocês.

A palavra de Deus nos diz assim no livro de Lamentações, capitulo 3, versos 22 e 23

22. A bondade do Senhor é a razão de não sermos consumidos, as suas misericórdias não têm fim;
23. renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3.22-23)

O profeta Daniel nos diz assim:

“O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;” (Daniel 9.9)

é por isso que eu e você estamos vivos, somente porque Deus é misericordioso, por que ele não nos dá aquilo que merecemos, que é a morte.

Mas essa é uma atuação omissiva da parte de Deus. Omissiva no sentido de que não somos consumidos como merecemos.

Mas isso não nos traria paz, nem socorro ou salvação. Porque muito embora não sejamos consumidos, continuamos pecadores. Somente a misericórdia do próprio Deus não nos aproxima DEle.

É aí que entra a segunda face da salvação. Mais uma vez é Deus o personagem principal, é Ele quem age. E esse segundo aspecto ou face da salvação é :

II.2. A GRAÇA DE DEUS. v. 4 a 8, parte “a”.

Veja o que diz os versos 4 a 8, parte “a”:

“4. Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto,
5. que, quando estávamos espiritualmente mortos, por causa da nossa desobediência , ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.
6. Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial.
7. Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus.
8. Pois pela graça de Deus vocês são salvos (...)”

É pela graça que somos salvos.

Graça é o favor imerecido de Deus. Essa palavra no grego, a língua original em que o texto foi escrito, tem o sentido de “benção”, ou “benefício”, “aquilo que promove o nosso bem estar”.

Graça então faz bem, e é dado por Deus, embora nós não mereçamos.

A MISERICÓRDIA de Deus não deixa que recebemos o que merecemos, e a GRAÇA de Deus nós dá aquilo que NÃO merecemos.

Esse é o conceito de Graça: favor não merecido.

É a oferta de vida da parte de Deus, a oferta de sentido para a vida , oferta de paz, de segurança em meio a tanta confusão no mundo, tanta maldade. É a esperança de uma vida segura com Deus. Isso é graça.

Mas vemos nos versículos 4 e 5 que a graça de Deus se manifesta através de Jesus Cristo. Ele é a personificação da graça.

A graça de Deus é demonstração do amor que ele sente por nós. Assim como a misericórdia, a Graça não envolve Juízo de valor sobre nosso caráter. Não é por fazer coisas boas, ou por obedecer às leis, ou ser educado que recebemos a graça. É por que Deus quer, por que nos ama.
Isso está registrado no evangelho de João, capítulo 3, verso 16:

“Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Recebemos a graça de Deus porque ele nos ama, e não é um amor sentimentalóide, como vemos hoje em dia. Deus escolheu nos amar, e amar no sentido bíblico é verbo, é ação, é fazer, não é só sentimento interiorizado.

Todos pecaram...” (Romanos 3.23), mas “Deus amou tanto o mundo...” (João 3.16).

Mas precisamos ter duas coisas em mente:

1ª) A primeira delas é que a graça não é de graça. Teve um preço alto. Tão alto que nenhum ser humano poderia pagar.

O pecado em nós é algo tão forte que para nos reconciliar com Ele, Deus enviou o próprio filho, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar, para que a salvação pudesse nos ser ofertada.

Aí está a graça de Deus. Jesus se entregou para morrer por mim e por você. A Graça não é de graça, custou o sangue do filho de Deus.

2ª) A segunda coisa é que a graça e para todos, mas a salvação não.

A oferta da salvação é para todos. A graça é oferecida para todos, mas a salvação depende de como cada um, individualmente, trata com ela.

Jesus morreu por todos, mas nem todos estão dispostos a receber a graça de Deus, a salvação. E só há uma forma de receber a graça de Deus. Uma única forma.

É o terceiro aspecto da salvação:

II.3 – A FÉ DO HOMEM. v. 8-9.

8. Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.
9. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.

O texto nos diz que somos salvos pela Graça, que é de Deus, mas a forma de nós recebermos a Graça de Deus em Cristo Jesus é por meio da fé.

Misericórida, Graça, isso é com Deus.

Mas Ele não obriga ninguém a receber a Graça. Isso é concosco.

Deus faz o que nós não podemos fazer. Só Cristo podia morrer por nós.

Mas receber a Cristo como Senhor e Salvador é conosco.

Isso é feito por meio da fé.

Mas o que vem a ser fé?

A Bíblia é muito didática quanto ao conceito de fé, ela explica direitinho. Veja o que diz Hebreus, capítulo 11, verso 1:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11.1).

Precisamos ter em mente que fé não é prova de nenhum mérito, como se ela substituísse as obras.

A fé é confiança. É o reconhecimento da nossa parte, de quem Cristo é e do que só Ele pode fazer por nós.

Fé é entregar a direção da sua vida a Jesus, isso é fé.

Em um mundo confuso, atribulado, em que nos sentimos perdidos, sem  um rumo, a fé é quando estendemos a mão para segurar a mão de Deus estendida para nós.

Um texto que diz como respondemos à oferta de salvação pela graça de Deus é Apocalipse 3, verso 20:

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20).

Jesus diz que está à porta e bate. É A OFERTA DE SALVAÇÃO, DE SENTIDO PARA A VIDA, OFERTA DE PAZ PARA O CORAÇÃO, PELA GRAÇA.

Mas abrir a porta é conosco, é a nossa fé.

Neste momento eu quero que você assista um vídeo.

É uma música chamada “Amazing Grace”. Maravilhosa Graça. O Autor dessa música se chamava John Newton, ele era Capitão de um Navio que transportava escravos, um navio negreiro. Por volta de 1750 o navio enfrentou uma tempestade terrível. Estava naufragando. John Newton entregou sua vida a Cristo, ele respondeu á oferta da salvação pela fé.  Deus não deixou que ele morresse, então ele deixou o comando de navios negreiros e dedicou sua vida a Cristo. Essa música retrata como um homem que se reconhecia mal e pecador, pela Graça foi salvo por Deus. Enquanto você assiste ao vídeo examine a sua vida, avalie se você precisa e deseja receber a graça de Deus pela fé, confiando em Cristo.

VÍDEO: Youtube www.youtube.com/watch?v=TY5RpvgRE64 (a partir de 4min e 50 seg).

III - CONCLUSÃO

Maravilhosa Graça de Deus para mim e para você.

Deus teve misericórdia de John Newton, não permitiu que ele morresse na tempestade. Se você pode vir aqui nesta noite é porque Deus tem sido misericordioso com você. A vida pode estar difícil, mas você ainda está vivo para receber a Jesus pela Graça, depois da morte não há mais oportunidade.

Deus ofertou a salvação pela graça a Newton, e ele respondeu com fé. Deus está te oferecendo a salvação pela graça, nesta noite, como você vai responder?

Curve a sua cabeça neste momento.

Eu concluo e pergunto a você nesta noite:

O SEU MUNDO ESTÁ CONFUSO? VOCÊ ESTÁ EM BUSCA DE SENTIDO PARA SUA VIDA? A VIDA ESTÁ DIFÍCIL DE SER VIVIDA?

 VOCÊ PRECISA DA SALVAÇÃO QUE SÓ CRISTO PODE TE OFERTAR, PELA GRAÇA, POR MEIO DA SUA FÉ.

Deus nos trata com misericórdia, e nos salva pela Graça. Cristo é a graça de Deus, mas precisamos recebê-lo, pela fé, convidá-lo para entrar em nossos corações e ser o senhor das nossas vidas, nosso salvador.

Se você entendeu a mesagem desta noite, entendeu que é pecador e que só Cristo pode te salvar, pela graça, em um gesto de fé levante uma de suas mãos, eu quero orar por você nesta noite.

Amém. vamos falar com Deus.

ORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário