sexta-feira, 9 de março de 2012

ATITUDES DE UM EVANGELISTA

Sermão preparado para pregação na Frente Missionária no Bairro Canivete (PIB Linhares/ES), em 17/10/2010, culto da manhã.

Nós vamos começar a nossa reflexão desta manhã pensando no seguinte tema: “Atitudes de um Evangelista”. Para tanto, nós precisamos saber o que venha a ser um Evangelista.

Evangelista é “o Crente em Jesus Cristo que, conhecendo o amor de Deus por si mesmo, compartilha sua experiência de conversão, prega a salvação somente em Jesus Cristo, levando outras pessoas a também receberem a salvação”.

Nós partimos então do princípio de que todo Crente é um evangelista, sim, pois todo crente foi alcançado por Jesus Cristo e recebeu a seguinte ordem:

“Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos.” (Mateus 28.19-20)

O ide não é uma opção para o Crente, é uma ordem, não é algo que possamos escolher não fazer, ou fazer de forma displicente; portanto, como Crentes no Senhor Jesus Cristo devemos cumprir fielmente esta ordem, para que possamos vir a ouvir nosso Senhor dizer: “Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel sobre o pouco; sobre muito te colocarei; participa da alegria do teu senhor!” (Mateus 25.21b).

Todavia, existem algumas características que o evangelista deve observar; algumas atitudes que ele deve ter para cumprir bem e fielmente a comissão, a ordem que lhe foi dada, e é sobre estas atitudes, três na verdade, que eu gostaria de destacar para pensarmos nesta manhã.

A primeira atitude que eu destaco é a seguinte: O evangelista deve...

1. OUVIR A VOZ DE DEUS. v. 26 e 29.

“26. Mas um anjo do Senhor falou a Filipe: Levanta-te e vai em direção ao sul, pelo caminho deserto que desce de Jerusalém para Gaza.”

“29. E o Espírito disse a Filipe; Aproxima-te e acompanha essa carruagem”

Nós vemos que por duas vezes neste texto Deus falou com Filipe, e ele ouviu a Sua voz.

Inicialmente um anjo enviado por Deus falou, posteriormente foi o próprio Espírito Santo quem lhe falou, em ambos os momentos a atitude de Filipe foi de obediência.

Nós vivemos em um mundo de comunicações, telefones celulares, internet (com todas as suas redes sociais), televisão, rádio, jornais, revistas, livros. São tantos os meios de comunicação que um fato que acontece no Chile, como foi o resgate dos mineiros aprisionados pode ser acompanhado em tempo real.

Na nossa igreja, os cultos são transmitidos pela internet, em tempo real; tanto é que durante uma aula no seminário eu pude ligar o computador, entrar na página da nossa igreja na internet e assistir à pregação do Pastor Enilton.

Todavia, muito embora vivamos em um tempo de comunicação nós nunca ouvimos tão pouco como agora! Na nossa índole em buscar expressar nossas próprias idéias, acabamos por não ouvir o que nos é dito. Nós nunca falamos tanto e ouvimos tão pouco!

Espiritualmente essa verdade não é diferente. Nós oramos a Deus, e falamos, falamos, falamos... E por fim, dizemos o quê? “Amém!” Na grande maioria das vezes não estamos dispostos a ouvir o que Deus tem para nos dizer.

Nós cantamos:

“Na oração encontro calma; na oração encontro paz. Orar a Deus faz bem a alma, falar com Deus me satisfaz. Falar com Deus que privilégio, Abrir a alma ao Criador; Sentir que os céus estão abertos E ouvir a voz do Salvador.” (Música “Falar com Deus”).

Só que em muitos momentos parece que nós queremos satisfação em falar com Deus, mas não queremos “ouvir a voz do Salvador”, como a música diz.

A característica de ouvir a Deus é indispensável ao cumprimento da grande comissão de evangelismo. Como servos devemos fazer aquilo que o nosso Senhor nos determina, e devemos fazer da forma como ele determina. Como poderemos fazer algo se não ouvirmos ao nosso Senhor? É impossível cumprir uma ordem que não se conhece, que não é ouvida.

Tem muita gente esperando um anjo lhe aparecer pessoalmente para receber a ordem de evangelizar alguém que todos os dias está com ele no ponto de ônibus. Ou espera receber um sonho para falar de Jesus ao seu vizinho.

Nós precisamos aprender a ouvir a voz de Deus.

Nós temos um bom exemplo no profeta Elias (1Reis 19.11-13).

Elias estava em uma caverna, no monte Horebe, fugindo da rainha Jezabel que estava furiosa porque Elias havia determinado a morte de todos os profetas de Baal após ter vencido esses profetas em uma disputa. Como Jezabel havia jurado Elias de morte, este havia se refugiado na caverna e Deus foi falar com ele, e o texto nos diz assim:

“11. E Deus lhe disse: Vem par fora e sobe o monte diante do Senhor. Então o Senhor passou, e um grande e forte vento separava os montes e despedaçava os montes e despedaçava os penhascos diante do Senhor; mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento veio um terremoto; mas o Senhor não estava no terremoto.

12. E depois do terremoto veio fogo; mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo veio uma voz mansa e suave.

13. E ao ouvi-la Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, ficou à entrada da caverna. E veio uma voz que dizia: Elias, que fazes aqui?

Tem muita gente esperando Deus falar no vendaval, no terremoto ou no fogo, mas Deus pode nos falar com uma voz mansa e suave. Nós precisamos estar atentos para ouvi-la.

Às vezes essa voz mansa e suave é a própria palavra de Deus, ás vezes é uma pregação que ouvimos; uma palavra de um irmão, ou irmã, aquele mais humilde que vem nos procurar, às vezes é a pregação, mas em muitas ocasiões nós não temos palavras, Deus simplesmente coloca alguém no nosso caminho para que falemos de Jesus a essa pessoa (na escola, no trabalho, na vizinhança), e é assim a voz mansa e suave de Deus, e nós precisamos estar atentos a ela.

Outra atitude que precisamos ter como evangelistas que ouvem a palavra de Deus, é:

2. OBEDECER À VOZ DE DEUS. v. 27 e 30.

Voltemos a o texto:

“26. Mas um anjo do Senhor falou a Filipe: Levanta-te e vai em direção ao sul, pelo caminho deserto que desce de Jerusalém para Gaza.”
27.a. Ele se levantou e foi.

Nós vemos que Filipe não duvidou, não questionou a voz de Deus, quando o anjo de Deus o mandou seguir um determinado caminho, verso 26, Filipe poderia ter questionado:

- Mas Senhor, porque seguir pelo caminho deserto? Existem outras estradas, cheias de gente, com um fluxo melhor, eu posso otimizar meu trabalho, eu tenho a meta de evangelizar 50 pessoas por dia, no caminho deserto sabe lá se eu vou encontrar um ou outro gato-pingado?

Nós temos essa mania de querer que Deus trabalhe do nosso modo. Nós fixamos metas, objetivos, traçamos planos, e às vezes não estamos dispostos a simplesmente cumprir o que foi determinado por Deus.

Deus mandou Filipe seguir por uma estrada que não era a mais movimentada, ela passava pelo deserto, existiam outras estradas mais movimentadas, onde certamente encontraria mais gente para ser evangelizada, mas o caso é:

Deus determinou o caminho, e quando Deus determina a gente cumpre, segue por esse caminho, ainda que aos nossos olhos os resultados não pareçam significativos, aos olhos de Deus tal resultado é importante. Não questionemos Deus, não duvidemos de Deus, ele sabe o que faz.

Nós não devemos argumentar com Deus, tem gente que Deus coloca uma quantidade sem tamanho de pessoas em sua vida para que ela fale de Jesus, e nós conhecemos a história de grandes evangelistas, e eu cito dois apenas: O Apóstolo Paulo na antiguidade e Billy Graham em dias mais atuais. Os feitos desses homens são conhecidos, a quantidade de pessoas alcançadas pela pregação da palavra destes homens é imensa, mas algum dos irmãos conhece o evangelista Olismagnes Wagmaker da Silva, conhecido como “Magno”?

Os irmãos diriam que esse evangelista teve alguma relevância?

Talvez ele só tenha evangelizado uma pessoa na vida, mas glória a Deus por isso, porque se ele não tivesse evangelizado essa pessoa, se ele não tivesse ouvido a voz de Deus e a obedecido eu não estaria aqui, hoje, diante desta igreja pregando a palavra de Deus.

Olismagnes Wagmaker da Silva, o Magno, foi o colega que no meu tempo passado na Escola de Aprendizes Marinheiros, em Vila Velha, dedicou seu tempo para me evangelizar. Eu não tenho notícia de que ele tenha feito isso com mais ninguém, mas graças a Deus que o enviou e ele obedeceu, eu hoje posso testemunhar do que Cristo fez na minha vida.

Deus enviou Filipe em uma viagem pelo deserto, 85km em uma estrada empoeirada, quente e um único homem era o alvo de Deus. Deus não é quantitativo, Deus é qualitativo.

“Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.” (Tiago 5.20).

A importância da unidade, não da multidão.

Não questionemos a vontade de Deus, Ele sabe o que faz, apenas obedeçamos. Se Deus colocou você todos os dias em um colégio, em uma fábrica, em um determinado Bairro, em uma vizinhança, Ele sabe o que faz. Aquela pessoa que você encontrar não será coincidência, para Deus não existe coincidência, Ele está no controle de todas as coisas, mesmo as que pareçam insignificantes aos nossos olhos, será uma “JESUScidência”. Esteja atento para cumprir a ordem Divina.

Outro ponto que eu destaco com relação ao cumprimento da voz de Deus, e a prontidão com que Filipe cumpria as ordens recebidas, verso 29 e 30:

“29. E o Espírito disse a Filipe: Aproxima-te e acompanha essa carruagem.
30. Filipe correu e ouviu que o homem lia o profeta Isaias; e perguntou:”

Ele não se deteve, traçou planos, analisou, fez uma ou duas reuniões; a Bíblia nos mostra que ele recebeu a ordem do Espírito Santo e saiu correndo, caso contrário ele poderia até não ter alcançado a carruagem, a carroça que conduzia o Eunuco.

Quantas pessoas hoje tem se perdido porque nós primeiro procuramos traçar um plano ou ficamos sem jeito para falar de Cristo a ela, ou ainda por que nós não sabemos, ou melhor, pensamos que não sabemos como falar de Cristo aos outros.

Outro dia em conversava com uma amiga, ela é profissional liberal, não vou dizer a profissão ou os irmãos podem saber quem é, não é isso que eu quero, eu só preciso do exemplo dela para nós aprendermos algo com isso.

Mas o caso é que nós conversávamos quando ela me disse que uma mulher que era sua cliente relatava os problemas e ela foi falando de Jesus, com a aquilo que ela sabia, sem nenhuma técnica, apenas falava do que Cristo fez em sua vida, e a cliente falou: “- Esse Jesus eu quero para mim.

Ela contou que ficou surpresa, mas não soube fazer naquele momento a oração de entrega, mas a mulher saiu convicta da entrega a Jesus.

Você pode estar pensando: “- Mas comigo isso não dá certo, eu não tenho esse dom. (como se cumprir a vontade de Deus fosse dom)”. Você pode não ter o dom do evangelismo, como Billy Graham, mas isso não quer dizer que você não deva evangelizar.

Quer ver alguns exemplos de gente que também achava que não tinha condições de cumprir a ordem de Deus? Vamos lá, o primeiro:

a) Moises – veja o que ele disse a Deus para não cumprir a missão confiada:

“Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, Senhor! Eu nunca fui bom orador, nem antes, nem agora, que falaste ao teu servo, pois sou pesado de boca e pesado de língua.” (Êxodo 4.10).

Alguém se reconheceu em Moisés? Quantas vezes damos a mesma reposta que Moisés só que com outras palavras, mas com o mesmo conteúdo: - Ah, eu não tenho jeito para isso. – Eu fico constrangido. – Eu fico com vergonha.

Veja a reposta de Deus:

“11.E o Senhor lhe respondeu: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
12. Então vai agora, e estarei com a tua boca e te ensinarei o que deves falar.” (Êxodo 4.11-12).

b) Vamos a outro exemplo, o profeta Jeremias:

“6. Então eu disse: Ah, Senhor Deus! Eu não sei falar, pois sou apenas um menino.

7. Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Sou apenas um menino; porque irás a todos a quem eu te enviar e falarás tudo quanto eu te ordenar. (Jeremias 1.6-7)

Nós temos muitos outros exemplos, mas em razão do tempo não podemos discorrer agora, fica para outra oportunidade. Mas o que importa é que não somos apenas nós que nos consideramos incapazes, ou despreparados para pregar o evangelho de Cristo, tem muita gente boa que já pensou ou pensa assim também.

O que nós aprendemos é o seguinte: Deus não nos escolhe por nossos méritos, ele nos escolhe para sermos fiéis, para obedecermos, nós somos apenas instrumentos em Sua poderosa mão.

Nossa reposta deve ser imediata, tal qual a que o profeta Isaias deu:

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaias 6.8).

Devemos estar prontos para cumprir a missão que nos foi confiada, de prontamente levar o evangelho de Jesus Cristo a toda a criatura.

Quantos são os obstáculos que podemos colocar para não cumprir a missão que Deus nos dá: São inúmeros.

Filipe mesmo poderia ter colocado uma grande quantidade de obstáculos:

a) O sujeito era um eunuco, o seu órgão sexual havia sido mutilado, e o texto nos relata que ele “tinha ido a Jerusalém para adorar”, ele era um gentio, alguém de fora de Israel convertido ao judaísmo, só que por ser eunuco, esse defeito físico o impedida de entrar no templo (coxos, cegos, aleijados não podiam entrar no templo), ele era um Judeu da porta, daqueles que ficavam no limite da entrada do templo. Filipe podia ter usado a desculpa de que não ia se misturar com uma pessoa que tinha esse defeito físico.

Hoje em dia quais são os defeitos físicos, morais ou espirituais que nos impedem de pregar a palavra de Deus ás pessoas? Ah, esse camarada é um cachaceiro, esse é fumante, essa é prostituta, esse é isso, essa é aquilo...

Deus não faz acepção de pessoas!

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3.23).

Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.(Romanos 2.11).

Deus não nos distingue, Ele nos ama a todos. Não façamos distinção de pessoas para evangelizarmos quando Deus não faz tal distinção. A ordem é para levar o evangelho a “toda a criatura”, não apenas aquela a que escolhermos.

Como Tiago afirma em sua carta:

Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.” (Tiago 2.1).

Cuidado com a seletividade no evangelismo, não é isso que o nosso Deus quer.

b) Outra desculpa que ele podia ter usado é a seguinte, e essa nós costumamos usar muito ainda hoje. Verso 27. Ora, o sujeito é “administrador de Candace, rainha dos etíopes, e superintendente de todos os seus tesouros”. (uma curiosidade, Candace não era o nome da rainha, era um título usado para as rainhas da Etiópia, como era usado o título de faraó para os reis do Egito).

Hoje esse cargo seria mais ou menos o de Ministro de Estado da Fazenda, hoje ele seria o Guido Mantega, Ministro de Estado da Fazenda do Governo Lula.

Imagine o Guido Mantega passando por Linhares de carro, com seu motorista, com o vidro do carro aberto, lendo em voz alta a Bíblia, ele para no sinal e o Espírito Santo de Deus toca o seu coração e manda que você corra até aquele carro e explique a Bíblia para ele, você iria?

Às vezes nós fazemos mais acepção de pessoas por elas terem um poder aquisitivo bom, por serem ricas, ou terem um cargo elevado, ou serem “famosas”, ou terem algum destaque na sociedade do que com pessoas menos favorecidas!

O que acabamos de falar é válido também nessa situação, não devemos deixar de evangelizar nem aqueles que consideramos como sendo importantes na sociedade, nem aqueles que aos nossos olhos humanos são pessoas sem valor.

Do Presidente ao Mendigo; Da dama à prostituta; Do intelectual ao drogado, Deus não faz distinção de pessoa, não façamos nós também!

Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.” (Tiago 2.1).

Levemos a palavra de Deus a toda criatura, sem distinção, e que Deus nos oriente e nos traga as pessoas que Ele deseja que evangelizemos.

Como eu falei inicialmente, que nós abordaríamos três atitudes do evangelista, a primeira foi (i) ouvir a Deus, a segunda foi (ii) obedecer a Deus; lá vai a terceira atitude do evangelista:

3. NÃO DAR SUA MISSÃO POR ENCERRADA ATÉ QUE O SENHOR DA MISSÃO A ENCERRE. v. 40.

“39. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O eunuco não mais o viu e, alegre, seguiu o seu caminho.

40. Mas Filipe achou-se em Azoto e, viajando, evangelizava todas as cidades até que chegou em Cesaréia.”

Filipe ouviu a voz de Deus, ele a cumpriu, mas ele não deu a missão por encerrada, ele continuou evangelizando, por onde passava as pessoas conheciam a palavra de Deus através de sua pregação.

Eu participo do Ministério de Evangelismo na nossa Igreja, aqui mesmo, já fizemos muitas caravanas missionárias, quarta-feira, dia 20 (20/10/2010) teremos mais uma, não deixe de vir se você puder, e no evangelismo nós convidamos muitas pessoas a participarem, e em boa parte das vezes a resposta desses irmãos era a de que “nós já fizemos muito isso aqui na igreja, a gente distribuía folhetos, fazia cultos na praça etc”. Tudo já havia sido feito...

Com relação ao evangelismo, nós podemos dizer que: - Crente não é museu, ele não vive de passado. As pessoas continuam sem conhecer a Jesus, nós não podemos nos escusar de falar de Cristo a essas pessoas porque no passado fizemos evangelismo.

Espiritualmente falando, o crente não se aposenta, ele não deixa de cumprir as ordens que Deus lhe dá, as missões que Deus lhe confia “porque já fez isso ou aquilo”.

Nós devemos continuar cumprido nossa missão na seara até que o Senhor da seara diga que nosso trabalho acabou.

Como Paulo, vamos trabalhar até o dia em que pudermos dizer:

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4.7)

Acabei a carreira”, Paulo fala figurativamente sobre uma corrida, em que ele, como servo perseverou até o fim.

Assim devemos ser nós também, perseverantes na corrida que Deus nos colocou, para levarmos sua palavra aos que não tem a Jesus Cristo como único e suficiente salvador de suas vidas, não nos detendo ao olhar para o passado, para aquilo que já fizemos, mas olhando para o futuro, para aquilo que Deus ainda quer que façamos.

III – CONCLUSÃO.

E agora eu concluo:

1) Você tem parado para ouvir a voz de Deus?

2) Você tem obedecido ao que Deus tem determinado? Tem evangelizado as pessoas que Deus coloca em seu caminho, sem fazer distinção entre as pessoas, seja de qual natureza for?

3) Independente do tempo que você vem cumprido a ordem de Deus, você continua firme na sua missão, sem esmorecer?

Ou temos deixado pessoas morrerem a morte eterna por não obedecer a uma ordem direta dada a cada um de nós?

Eu quero convidar a todos quantos entenderam que é uma ordem pregar a salvação que só há em Cristo Jesus e que por qualquer motivo até agora não tem obedecido à esta ordem que venha aqui à frente, eu quero orar com você.

Com esse gesto você estará dizendo a Deus: - Senhor entendi a tua comissão, eu me coloco nas tuas mãos, usa-me conforme for a tua vontade.

Que Deus nos abençoe e nos use da forma que Ele desejar, para levar o evangelho a toda a criatura, Amém!

ORAÇÃO.

Um comentário:

  1. A paz de Cristo meu irmão, não me canso de ler pois esses sermões muito tem me ajudado no meu ministério. Deus nosso Pai continue lhe usando poderosamente!

    ResponderExcluir