terça-feira, 6 de março de 2012

“ABRA A PORTA DO SEU CORAÇÃO”.
(Apocalipse 3.20)
Mensagem preparada para pregação na IB Memorial em Linhares, em 27/11/2011, culto da noite.

Boa Noite, por gentileza, abram suas Bíblias no livro de Apocalipse, capítulo 3, verso 20. Eu farei a leitura na versão de Almeida Século XXI.

A palavra de Deus nos diz assim:

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20)

INTRODUÇÃO:

Este é um versículo bem conhecido da maioria dos Cristãos, e nós o podemos ver até mesmo na boca de não-Cristãos. Temos muita gente dizendo por aí: “quando a oportunidade bate na porta você deve abri-la”.

Nesta linguagem figurada Jesus apresenta uma situação de fácil compreensão para exemplificar o processo da salvação.

Temos uma casa, uma porta fechada, Cristo do lado de fora e nós do lado de dentro. É basicamente isso.

Não se assuste com a simplicidade da mensagem, as coisas de Deus são simples assim mesmo, para que todos nós possamos compreender as verdades do evangelho.

Eu gostaria de ressaltar apenas três aspectos deste versículo que poderão nos auxiliar na compreensão da mensagem que ele transmite.

Para isso eu vou substituir a figura da “casa” por “coração”, como centro de decisões, emoções, raciocínio, sentimentos.

O primeiro aspecto que eu destaco é que:

1) Coração de porta fechada traz solidão.

Nós podemos notar que a idéia do versículo que lemos é a de que Jesus está do lado de fora, e cada um de nós está do lado de dentro. O sujeito está sozinho dentro de casa.

Essa idéia espelha bem os nossos dias. Nós nunca tivemos tantas atividades sociais, tanta gente se comunicando de forma próxima e mais ainda pelas redes sociais (facebook, twitter e outros) e as pessoas nunca se sentiram tão sós.

Muitos adolescentes e jovens têm passado horas e horas diante de computadores. Se você pergunta a eles quantos amigos têm, a resposta é: mais de 200. Mas duzentos amigos? É, no orkut, no facebook...

Nós temos também muitas pessoas sós em razão da perda do companheiro, a viuvez às vezes trás solidão.

A saída dos filhos de casa. A famosa “síndrome do ninho vazio”.

A solidão nos aflige, pois nós não fomos criados para estarmos sós.

Quando Deus olhou para os animais da criação e viu que todos tinham uma companheira, olhou para Adão e viu que ele não tinha ninguém ele expressou em Gênesis 2.18: “Não é bom que o homem esteja só.” Então Deus criou Eva para estar com ele, para ter intimidade, para ser uma só carne.

Mas a solidão que decorre da ausência de pessoas, de gente, não é nem de perto comparada com a nossa solidão sem Deus.

Fiodor Dostoievski, um dos maiores escritores da Rússia disse: “Há um vazio no coração do homem do tamanho de Deus”.

Triste viver sem companhia não é?

Davi em um de seus salmos expressa de forma poética muito bem o sentimento de solidão por não estar na presença de Deus, Salmo 102, versos 6 e 7:

6. Sou como a coruja do deserto, como uma coruja entre as ruínas.
7. Não consigo dormir; tornei-me como um pássaro solitário no telhado. (NVI)

Bonito e também muito triste.

Sentir-se só não é uma boa coisa, não faz bem à gente.

Jesus está à porta, se ela permanecer fechada não importa quantos amigos você tenha no orkut, no facebook, no twitter, não importa nem mesmo se você tem amigos de carne e osso, você vai sentir solidão.

Ao contrário, se você abrir a porta do seu coração Jesus entrara; ele vai cear com você, e você com ele.

Tem gente que diz: Nascemos e morremos sozinhos, acostume-se.

Eu digo: Opa, nós quem cara-pálida?
Eu prefiro pensar que nascemos sozinhos por falta de escolha, mas como vamos viver e morrer, se sozinhos, ou muito bem acompanhados, é escolha nossa.

Jesus Cristo está à porta do coração de cada pessoa que está sobre a terra, ele quer que nós estejamos com ele.

Quando Cristo diz que, se aberta à porta, ele entrará e irá fazer uma refeição, um banquete com quem abrir a porta, ele está falando de comunhão.

Na cultura judaica participar de uma refeição com alguém significava que eles tinham um mesmo entendimento, um mesmo pensamento, que eles tinham unidade.

Isso nos remete à nossa própria vida. Pense nisso, você está se sentido só? Sente falta de alguém?  Não sabe de quem? Isso é falta de Jesus.

Abra a porta do seu coração deixe Jesus entrar e compartilhar com você o grande amor que ele tem, você não precisa andar por este mundo sozinho ou partir dele sozinho, Cristo quer estar com você.

Mas eu quero ingressar no segundo aspecto do verso que lemos que é o seguinte:

2) Coração de porta fechada traz escuridão.

Nós precisamos ter em mente que as casas da época em que o livro do Apocalipse foi escrito eram casas que não possuíam energia elétrica.

Por não possuírem energia elétrica, o sistema de iluminação se baseava na luz natural e, em menor escala na iluminação artificial, provida por tochas, lampiões, velas e pela queima de outros materiais.

Com essa dificuldade em conseguir iluminar o ambiente, certamente uma porta aberta traria muita facilidade para o clareamento do local.

Mas como não estamos falando de casas, mas de corações, de pessoas, eu pergunto: Você tem passado por momentos sombrios na sua vida?

Há tantos aspectos que podem trazer escuridão para nosso coração que eu não conseguiria citar todos: Enfermidade, filhos, o relacionamento conjugal, solidão, falta de sentido um para a vida, um rumo.

Algumas noites da alma são longas, parecem que nunca vão acabar.

É esta a proposta que Jesus faz: Abra o seu coração, deixe que eu entre.

E uma coisa eu preciso dizer: Cristo não vai levar uma luz para o seu coração, isso seria uma conversa espiritualizada e sem sentido.

Ele é a própria luz, veja o que que está registrado em João 8, verso 12:

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8.12 - ACRF)

A versão na Tradução da Linguagem de Hoje colocou assim “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão”.

Isso me fez lembrar do meu filho Gabriel, ele tem dois anos e não gosta de entrar nos ambientes quando a luz não está acessa. Eu digo a ele: Entra meu filho. Ele responde: O “qarto” ta escuro. Papai vem comigo?

Então eu o pego pela mão e ele entra tranquilo no quarto, mesmo com a luz apagada.

Não é que não haja mais escuridão, mas a questão é que o pai o está segurando pela mão. Ele está sendo conduzido e não precisa mais temer.

É exatamente esse o sentimento que estava em Davi quando ele escreveu o Salmo 23. Eu farei apenas a leitura do verso 4:

Quando eu tiver de andar pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estas comigo; tua vara e teu cajado me tranquilizam”.(AS XXI)

Quando eu tiver de andar...

Você certamente já passou por algum vale de sombras, se não passou ainda passará, não estou desejando o seu mal, apenas constatando que os momentos de angustia, de tristeza e talvez até mesmo da morte nos cercam - EU JÁ PASSEI POR ALGUNS - mas você pode escolher entre passar sozinho – e sozinho tudo fica mais difícil - ou fazer como Davi, andar com Jesus e dizer NÃO TEMEREI MAL ALGUM, PORQUE TU ESTÁS COMIGO.

O convite de Jesus é para que quem esteja dentro da casa abra a porta, para que ele possa entrar e iluminar o ambiente, o coração, a vida.

Nós temos um hino no Cantor Cristão que fala sobre isso, a primeira estrofe do Hino 239 diz assim:

“Tu anseias hoje mesmo a salvação?
Tens desejo de banir a escuridão?
Abre então de par em par teu coração.
Deixa a luz do céu entrar.“

ABRA O SEU CORAÇÃO, DEIXE CRISTO ENTRAR, VOCÊ NÃO PRECISA PERMANECER NA ESCURIDÃO. ELE É A LUZ DO MUNDO.

Pense nisso.

Mas outra figura que podemos depreender do texto é a seguinte:

3) Coração de porta fechada é uma prisão.

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.(Apocalipse 3.20)

Vocês notaram que o sujeito está dentro de casa e que Jesus diz “... se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta...”.

Então a chave da fechadura está do lado de dentro, quem está dentro é que controla essa porta, que decide se ela vai abrir ou não.

Vocês já notaram algumas casas de hoje. Como elas estão fortificadas, e os seus moradores ficam literalmente “atrás das grades”.

É um efeito da violência. As pessoas se trancam para se protegerem, para se sentirem seguras. Elas ficam presas do lado de dentro.

A estabilidade também nos traz esse sentimento de segurança. Eu tive um colega na Justiça Federal que certa vez a Juíza o chamou de “gato gordo”, é aquele que não gosta de sair da almofada onde está deitado. Não gosta de mudança.

Mas no texto nós vemos que Jesus toma a iniciativa, ele bate na porta, e quem está dentro da casa tem duas opções. A primeira é manter-se na mesma, não agir, fica parado, e tudo continua como antes. OU SEJA, O SUJEITO PERMANECE TRANCADO DO LADO DE DENTRO.

Ele permanece preso.

E é importante que nós definamos o que venha a ser uma prisão.

Para nós prisão na maioria das vezes é associada a um lugar onde pessoas que transgrediram a lei são trancafiadas.

Mas o conceito de prisão é muito mais abrangente do que isso. Nós poderíamos dizer que prisão é (i) não fazer o que queremos e (ii) fazer o que não queremos?

Retomando o pensamento do prédio-prisão, por exemplo. Quem está ali encarcerado gostaria de sair, mas não pode. Quer fazer algo e não pode. Mas ele não quer ficar preso, isso é algo que ele não quer fazer, mas ele é obrigado a fazer contra a sua vontade.

Você sabia que o Apóstolo Paulo tem uma definição parecida com essa de prisão. Ele fala assim em Romanos 7, versos 19-20:

“19. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero.
20. Portanto, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

Paulo fala de uma prisão que se encontra nele mesmo, uma casa fechada com uma pesada porta chamada pecado, que faz separação entre nós e Cristo.

Então quer dizer que essa porta que me separa de Cristo e que me mantém preso se chama pecado? Isso mesmo.

A idéia do texto de Apocalipse 3.20 nos lembra que existe uma porta entre nós e Deus, e que essa porta é o pecado que habita em nós.

Vou citar apenas dois textos para confirmar essa idéia, o primeiro é Isaias 59.2:

Mas as vossas maldades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouve.”

A palavra aqui traduzida para “maldades” na versão Almeida século XXI, é o hebraico avon. Curioso, um nome que lembra beleza e cuidado, principalmente por parte das mulheres, no hebraico tenha o sentido de iniquidade, de perversidade e de depravação.

Mas quem é assim? Quem é pecador? O segundo texto que propus para lermos é o de Romanos, 3, verso 23:

Esse é bem conhecido: “Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus;

Todos pecaram, todos somos pecadores, e a nossa iniqüidade nos afasta de Deus.

Essa separação no texto de apocalipse 3, verso 20, que lemos é representada por uma porta.

É interessante pensar que uma porta não é algo que se encontre na natureza, ou que a natureza produza espontaneamente. O homem precisa realizar.

Você pode tomar tábuas de madeira para fazer uma porta, ou vidro ou metal, não importa o material, mas o fato de que você vai ter que fazer a porta. É uma ação deliberada neste sentido.

Da mesma forma, Cristo diz que quem está dentro da casa é que deve abrir a porta, Jesus está esperando, se aberta a porta ele entra.

Também é preciso uma ação deliberada, é preciso decidir permitir que Jesus entre na sua vida, isso é uma ação individual, ninguém pode abrir a sua porta, ela é sua, é você quem abre.

Mas, como é que se abre uma porta?

Usando uma chave, é claro.

Mas, que chave pode abrir a porta do seu coração para que Cristo entre e faça ali todas as mudanças que você precisa, te dar paz e salvação?

Essa chave está com você. Ela se chama fé.

É a fé que abre a porta do seu coração para que você possa ser salvo por Cristo, para que possa ter comunhão com ele, para que ele possa libertá-lo e fazer morada em você.

É isso que diz o texto de Efésios 2, verso 8:

Pela graça sois salvos, por meio da fé, isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe.

É Cristo quem nos salva, a graça vem dele, é Ele quem bate à porta que faz divisão entre nós e Ele, mas abrir esta porta é conosco, por meio da fé.

É você quem decide.

CONCLUSÃO:

O texto de apocalipse 3, verso 20 é um resumo do plano de salvação de Deus para a humanidade.

Ele informa que Cristo quer nos salvar, não por sermos merecedores, mas pela maravilhosa graça divina.

Ele ressalta que nós estamos separados de Cristo por nossa responsabilidade, nos erigimos a porta. Nossos pecados nos separam de Deus.

Ele esclarece que o homem é quem deve abrir a porta, por ato seu, Cristo não vai arrombar a porta de ninguém.

E, principalmente, o texto diz que se quisermos ter comunhão com Jesus, termos paz, vida eterna, nós devemos abrir a porta.

Cristo quer estar com você, te auxiliando mesmo nas horas mais tenebrosas, mais escuras da sua vida, quer libertar você da prisão do pecado, do sofrimento, da angustia, quer te dar esperança e vida eterna. Só Jesus pode transformar a sua vida.

Curve a sua cabeça neste momento.

Você entendeu a mensagem desta noite, entendeu que só você pode abrir a porta do seu coração e convidar Jesus para entrar para que ele transforme a sua vida, seja a sua luz, o seu salvador, eu convido você a levantar uma de suas mãos, corajosamente aceitando a Cristo como seu salvador, deixe Ele entrar, abra a porta do seu coração.

Há mais alguém, este é o momento.

Vamos orar.

ORAÇÃO.

6 comentários:

  1. Olá irmão. O texto de apocalipse 3.20 foi escrito pelo apóstolo João para as igrejas da Ásia. Então esse verso 20 deve ter interpretado como uma mensagem de Cristo para cristãos, para a igreja e não como uma mensagem evangelística para os perdidos. Veja os versos anteriores e todo contexto.
    No amor de Cristo

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia toda foi escrita para os crentes e não somente o Apocalipse.
    Esse pensamento é falacioso e desonesto, sugerindo que Deus é um ser que faz acepção de pessoas e não quer que todos os homens se salvem.
    Sai dessa jacaré!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo, Deus faz sim a acepção de pessoas sim. E onde vc aprendeu que Deus quer salvar todos?

      Excluir
  3. Faço uma pergunta respeitosa,alunos Tuiti,Alguém com Cristo do lado de fora da casa (coração),pode ser considerado Cristão? A biblia foi escrita a todos os homens para que venham ter o pleno verdade absoluta e ao recebe-lo,receber a Luz!!!

    ResponderExcluir
  4. BOA É A PALAVRA DE DEUS. MENSAGEM PODEROSA PARA OS CORAÇÕES CONTRITOS

    ResponderExcluir
  5. Sugiro aos alunos Tuiuti ler 2 Timóteo 3.14-17.

    ResponderExcluir