domingo, 25 de março de 2012

O QUE FAZER PARA HERDAR A VIDA ETERNA?

SERMÃO PREPARADO PARA PREGAÇÃO NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM LINHARES/ES, EM 21 DE AGOSTO DE 2011 (CULTO DA NOITE).

I – INTRODUÇÃO

Boa noite!

Vamos estudar mais uma porção da palavra de Deus e verificar o que Deus tem para nos dizer nesta noite.

Inicialmente eu queria destacar que no calendário da denominação Batista, nós estamos no mês da juventude, assim, a nossa meditação também vai falar de um jovem, mas ela não é dirigida somente aos jovens, mas a todos que desejam ouvir a palavra de Deus e ter um encontro especial com Ele.

Eu sinceramente acredito na simplicidade da palavra de Deus, na forma como ela fala aos nossos corações e como consegue transmitir verdades tão preciosas de uma forma tão inteligível.

Eu peço licença aos irmãos e amigos para colocar esta cadeira aqui ao meu lado, ela também vai nos ajudar a entender o que Deus te para nos falar, fique atento e durante esta pregação você vai entender o propósito da mesma.

Vamos á palavra de Deus, é ela quem vai falar.

Por gentileza, fique de pé. Abra sua Bíblia no evangelho de Lucas, Capítulo 18.

Eu farei a leitura na versão Almeida Século XXI.

Evangelho de Lucas, Capítulo 18, nós faremos a leitura dos versos 18 ao 24.

A palavra de Deus nos diz assim:

“18. E um homem importante perguntou-lhe: Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?
19. Jesus lhe respondeu: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.
20. Sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás,; não furtarás; não darás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe.
21. O homem disse: Tenho obedecido a todas essas coisas desde a minha juventude.
22. Quando ouviu isso, Jesus lhe disse: Ainda te falta uma coisa. Vende tudo quanto tens, reparte com os pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
23. Mas, ouvindo isso, ele ficou muito triste, porque era muito rico.
24. Então, vendo-o assim, Jesus disse: Como é difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!”

Vamos falar com Deus mais uma vez. ORAÇÃO.

II – DESENVOLVIMENTO.

Você que é jovem deve estar se perguntando: Onde é que eu acho o tal jovem nesta história?

Eu respondo, você pode verificar isso no evangelho de Mateus, capítulo 19, verso 16. Muito embora os evangelhos sinóticos, ou semelhantes (Mateus, Marcos e Lucas) narrem a mesma história, Mateus é o único que informa que o homem era jovem. Portanto o homem que faz essa pergunta é um jovem.

Quanto a essa pergunta é ela que vai nos servir de título para essa noite: O QUE FAZER PARA HERDAR A VIDA ETERNA?

Muito simples, não é? Eu fiz questão de manter a pergunta quase que na literalidade em que a mesma é feita pelo jovem, (i) para manter a simplicidade da colocação, (ii) mas principalmente para verificar a resposta que Jesus deu ao homem, pois é a resposta para a pergunta mais importante que alguém pode fazer.

Pois vida eterna é vida junto de Deus no céu. No livro de Apocalipse, capítulo 21 nós temos a revelação de como é o céu que este jovem queria herdar. Nós vemos nos versos 4. 6-7, do capítulo 21 de Apocalipse que o céu é um lugar destinado aos que tem o seu nome escrito no livro da vida, em que Deus enxugará dos olhos toda lágrima, que não haverá morte, nem pranto, nem lamento, em dor.

A contrário sensu, quem não estiver com o nome inscrito no livro da vida, aquele que não vai para o céu, tem o seu destino também especificado no livro de Apocalipse, capítulo 19, versos 14-15, eu vou ler não para assustar ninguém, mas se eu falei do céu e como ele é eu preciso por uma questão de paridade falar também do lugar de destino eterno que não é o céu, o qual nós costumeiramente chamamos de inferno, o texto de apocalipse 19, 14 e 15 diz assim:

14. A morte e o inferno foram jogados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15. E todo aquele que não se achou inscrito no livro da vida foi jogado no lago de fogo.

Ser jogado em um lago de fogo pela eternidade não é algo que ninguém queira, daí você entende a importância da pergunta feita pelo jovem e a seriedade do assunto.

O QUE FAZER PARA HERDAR A VIDA ETERNA?

Lá vai a primeira condição para você herdar a vida eterna.

II.1. VOCÊ DEVE FAZER A PERGUNTA Á PESSOA CERTA. v. 18-19.

Veja o que diz o verso 18 e 19, parte “a”:

“18. E um homem importante perguntou-lhe: Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?
19. Jesus lhe respondeu: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.”

Um jovem judeu, importante em sua nação, procurou a Jesus para lhe perguntar como ele faria para ir para o céu.

Muitas coisas interessantes nós podemos aprender com este pequeno texto. A primeira delas é porque um judeu procuraria a Jesus para saber como ir para o céu?

Nós precisamos entender um pouco a cultura judaica agora. Os judeus tinham em mente que devido ao pacto de Deus com Abraão e a sua descendência, todos eles já estavam protegidos por Deus, já tinha essa certeza de que Deus já estava com eles. Mas esse jovem procura a Jesus para saber como herdar a vida eterna.

Isto demonstra que todos nós, invariavelmente precisamos procurar a Jesus.

Assim como o jovem o procurou por reconhecer nele o único que poderia lhe responder à pergunta, nós também precisamos saber disso, SÓ JESUS SABE RESPONDER A ESSA PERGUNTA, DE COMO IR PARA O CÉU.

Veja o que Jesus fala de si mesmo no evangelho de João, capítulo 14, verso 6:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Jesus é o caminho para Deus, então quem deseja estar junto de Deus, ter paz, deve ir até Jesus.

Eu não sei se vocês já estiveram viajando em uma cidade que pouco conhecessem e resolveram parar para perguntar como chegar a determinado lugar, para pedir uma orientação. Isso aconteceu comigo uma vez no Rio de Janeiro. Eu precisava entregar um documento em determinada lugar e parei para pedir uma informação, o senhor que me atendeu foi muito solícito em me orientar, o problema é que ele me mandou exatamente para a direção oposta para onde eu devia ir. EU ACREDITO QUE PERGUNTEI À PESSOA ERRADA.

Quantas pessoas estão procurando essa resposta: “De como herdar a vida eterna” nos lugares e nas pessoas mais equivocadas possíveis.

Tem gente fazendo boas obras, acreditando que elas vão lhe garantir vida eterna. Outras têm procurado supostos “gurus espirituais”, que através de algumas práticas mágicas assegurariam vida eterna. Outros não estão nem aí. Acreditam que a morte é o fim, morreu acabou. Outros acham que todo mundo vai para o céu.

Tudo isso representa uma busca da vida eterna nas coisas ou nas pessoas erradas.

O jovem do relato de Lucas que lemos ao contrário procura Jesus, muito embora fosse judeu e pudesse e até mesmo devesse procurar seus líderes religiosos, os sacerdotes, ou o chefe da sinagoga, ele identificou Jesus como único que poderia lhe dizer com segurança, como ir para o céu.

Agora que você sabe a quem perguntar, você deve saber o que perguntar, e essa é a segunda condição para você ir para o céu:

II.2. FAZER A PERGUNTA CERTA. v. 18.

“18. E um homem importante perguntou-lhe: Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?”

Não é o bastante se aproximar de Jesus, é preciso fazer a pergunta certa.

O jovem queria saber especificamente como herdar a vida eterna.

Ele não perguntou como ficar mais rico, não perguntou como ganhar uma casa nova, ou como ter uma empresa mais bem sucedida.

Hoje pela manhã nós aprendemos muito com o estudo que o Pr. Jovane nos deu sobre o capítulo 6, do livro de Josué.

Sobre como esperar o tempo de Deus, sobre o evangelho do fast-food, do imediatismo.

O que o Pastor Jovane brilhantemente nos demonstrou através das sagradas escrituras é que algumas pessoas estão fazendo a pergunta errada a Deus.

Algumas igrejas estão abarrotadas de pessoas que vão procurar uma cura, mas não o Deus da cura.

Que vão procurar as bênçãos de Deus, mas não o Deus das bênçãos.

Só se fala em prosperidade, em ganhar bens materiais. Alguns pregadores querem colocar Deus em uma caixinha e abri-la quando querem receber alguma coisa, assim como aquela estória do gênio da lâmpada, nas mil e uma noites. Você esfrega e faz um pedido.

Deus não é manipulável Ele é o Senhor do universo, de todas as coisas.

Cuidado com o que você ouve de alguns pregadores televisivos, de algumas igrejas que vem surgindo também em nossa cidade, Jesus já nos alertou: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7.21).


Cuidado para não procurar a reposta no lugar errado e nas pessoas erradas.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33).

Buscai em primeiro lugar o reino de Deus. E o jovem perguntou “O que devo fazer para herdar a vida eterna?

Esta é a pergunta certa. Se você está agora se perguntando “o que eu devo fazer para herdar a vida eterna, para ir para o céu?” Então você está fazendo a pergunta certa, está buscando em primeiro lugar o reino de Deus.

Mas Jesus respondeu ao jovem sobre como ir para o céu. Sobre o que ele devia fazer, então, sabendo o que fazer, você deve:

II.3 – ESTAR DISPOSTO A CUMPRIR TUDO AQUILO QUE JESUS TE RESPONDER. v. 22-24.

Vamos reler os versos 22 a 24.

22. Quando ouviu isso, Jesus lhe disse: Ainda te falta uma coisa. Vende tudo quanto tens, reparte com os pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
23. Mas, ouvindo isso, ele ficou muito triste, porque era muito rico.
24. Então, vendo-o assim, Jesus disse: Como é difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!”

Talvez aqui esteja a maior dificuldade para todos nós que desejamos ir para o céu, que desejamos herdar a vida eterna.

FAZER AQUILO QUE JESUS DETERMINOU.

O texto nos diz que o jovem era rico, que era alguém que possuía uma posição social.

Era um sujeito bem sucedido. Jovem, Rico, bem quisto na sociedade. Mas ele não sabia como ter a vida eterna.

Jesus então lhe diz: Vende tudo quanto tens, reparte com os pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.

Há algo muito importante que eu preciso dizer aqui, e a nossa amiga cadeira aqui vai me ajudar.

Jesus não estava dizendo que ser rico é pecado, que ter bens é ruim ou que quem é rico não vai entrar no reino de Deus.

O que Jesus estava dizendo, por conhecer o coração daquele jovem, é que no meu coração e no seu coração existe um trono, uma cadeira, e que lá só pode se sentar uma única pessoa, Ele, JESUS.

Quando eu falo em coração, estou falando do centro da sua vontade, da sua racionalidade, de todo o seu ser.

Imagine que dentro de você tem uma cadeira como esta, ela representa o governo da sua vida, de toda ela. Eu te pergunto: QUEM ESTÁ SENTADO LÁ AGORA?

SÓ TEM ESPAÇO PARA UMA PESSOA OU COISA. NÃO CABE DUAS, como Jesus disse no evangelho de Lucas, capítulo 16, verso 13: “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. 

Jesus sabia que no trono do Jovem Rico quem estava assentado e que governava sua vida era a sua riqueza, isso o impedia de seguir a Jesus.

Muitas coisas ou pessoas podem ocupar o lugar de Jesus no trono do seu coração. Riquezas, trabalho, amigos, a família E ATÉ VOCÊ MESMO (e como nós gostamos de ocupar este trono, principalmente os jovens: Eu sou o senhor do meu destino. Eu é quem decido a minha vida. Eu sei o que é melhor para mim. É VOCÊ QUEM ESTÁ NO COMANDO DA SUA VIDA NÃO JESUS). NADA NEM NINGUÉM, NEM NÓS MESMOS podemos ocupar o lugar que pertence unicamente a Jesus, se queremos herdar a vida eterna.

Enquanto Jesus não estiver reinando soberano no trono que há no seu coração, você não pode herdar a vida eterna, sabe porque?

Vamos a Romanos 10.9-10:

9. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para a salvação.

Primeiro Jesus deve reinar em seu coração, é quando você realmente crê. Depois você o confessa para obter salvação e vida eterna.

Como alguém poderia confessar com a boca algo que não está no seu coração.

O Jovem rico procurou a pessoa certa (Jesus); fez a pergunta certa (o que devo fazer para herdar a vida eterna?) e recebeu uma resposta. Mas não foi capaz de desocupar o trono  do próprio coração. Suas riquezas falaram mais alto. Ele não seguiu a Jesus. A Bíblia não relata se depois ele se tornou um discipulo de Cristo, mas se a história dele com Jesus acabou nesta momento, o jovem rico, bem sucedido, com uma posição social NÃO HERDOU O REINO DE DEUS.

Ele ganhou o mundo inteiro e perdeu a sua alma. Deus não quer que isso aconteça com você.

III – CONCLUSÃO.

Para herdar a vida eterna nós precisamos estar dispostos a deixar que Jesus, somente Ele reine soberano nas nossas vidas. Somente Ele pode se sentar no trono do nosso coração, e aí Ele vai governar sua vida, todas as áreas dela, e você vai herdar a vida eterna e como apocalipse 21 diz, você terá o seu nome escrito no livro da vida e irá para o céu, junto de Deus pai.

Curve a sua cabeça neste momento.

VOCÊ QUER HERDAR A VIDA ETERNA? QUER TER PAZ? SÓ JESUS PODE TE DAR ISSO? MAS VOCÊ PRECISA PERMITIR QUE ELE REINE NA SUA VIDA, QUE ELE SEJA O PRIMEIRO. QUE SÓ ELE OCUPE O TRONO QUE HÁ DENTRO DE VOCÊ.

SE VOCÊ OUVIU ESTA MENSAGEM A COMPREENDEU E DESEJA TER VIDA ETERNA, LEVANTE UMA DE SUAS MÃOS PARA QUE EU POSSA ORAR POR VOCÊ, PARA QUE CRISTO TE AJUDE A DEIXAR QUE ELE OCUPE DO DEVIDO LUGAR NA SUA VIDA, O PRIMEIRO LUGAR.

Há mais alguém.

Amém. vamos falar com Deus:

ORAÇÃO.

2 comentários:

  1. adorei essa mensagem ...
    boas palavras ..
    que Deus te abençoe ..

    ResponderExcluir
  2. Mensagem maravilhosa e abençoada.
    Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir