segunda-feira, 5 de março de 2012

COMO SER SALVO?

“COMO SER SALVO?”
(Atos 16.16-34)
Mensagem preparada pelo Sem. Marcos Milagre para pregação na Frente Missionária em Canivete (PIB Linhares), em 04/03/2012, noite.

Boa Noite, por gentileza, abram suas Bíblias no Livro de Atos, capítulo 16. Nós leremos os versos 16 a 34. Eu farei a leitura na versão de Almeida Século XXI.

A palavra de Deus nos diz assim:

(Atos 16.16-34).

“COMO SER SALVO?”

INTRODUÇÃO:

O texto que lemos fala da viagem missionária de Paulo e Silas à região da Macedônia, mais especificamente à cidade de Filipos, uma importante colônia romana, de onde Alexandre, conhecido como “o grande”, iniciou o processo de conquista que o levou até as fronteiras da Índia.

Nossa reflexão vai girar em torno do questionamento que o carcereiro da cidade de Filipos fez a Paulo e Silas, verso 30, parte “b”: “(...) Senhores, que preciso fazer par ser salvo?”.

É interessante pensarmos nisso. Você já pensou sobre salvação? Nós vemos esse tema com tanta frequência no cinema heróis salvando mocinhas. Vemos na televisão bombeiros salvando pessoas nas enchentes, nos desabamentos.

Nós mesmos, no nosso dia-a-dia, às vezes passamos por histórias de salvamento, de momentos de dificuldade em que somos ajudados por outras pessoas.

Mas a pergunta do carcereiro da cidade de Filipos fica ressoando na minha mente: “(...) que preciso fazer para ser salvo?”.

Você já pensou se você precisa ser salvo?

Isso é um questionamento importante. Sim, porque se alguém precisa ser salvo e não o é, essa pessoa vai continuar na mesma situação difícil, no mesmo perigo que estava antes.

Vocês devem se recordar de uma triste e recente notícia: Um prédio que desabou no centro do Rio de Janeiro. Até o momento do desabamento as pessoas que estavam naquele prédio não sabiam que estavam em perigo. Não sabiam que precisavam de salvação.

Para nosso esclarecimento sobre salvação, sobre como ser salvo, eu gostaria de fazer três perguntas ao texto, para que as respostas que obtivermos possa nos esclarecer.

A primeira pergunta, obvia, claro, é:

1) O que é salvação? (v. 30).

“30. Levando-os para fora disse: Senhores, que preciso fazer para ser salvo?”.

O carcereiro fez a pergunta certa. Nós precisamos saber do que ele estava falando. O que é essa salvação que o carcereiro desejava tanto?

A palavra grega empregada no Novo Testamento para salvo é “sozô” (σωζω), que tem o sentido de resgatar do perigo ou destruição, poupar alguém de sofrer (de perecer), curar alguém de uma enfermidade; de preservar alguém que está em perigo de destruição.

No Antigo Testamento Israel não tinha a mesma compreensão de salvação que encontramos no Novo Testamento. 

Os judeus pensavam em salvação como algo temporal, algo que ocorre na história, como a salvação de um inimigo. Apenas algumas passagens como Isaias 45.17; 53 e Daniel 7.13 trazem indícios de uma salvação espiritual em um nível profético, falando sobre o messias esperado.

O profeta Isaias, no capítulo 45, verso 17 diz assim:

“17. Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; não sereis jamais envergonhados nem decepcionados por toda a eternidade”.

Mas o carcereiro era alguém criado em uma cultura pagã, na cultura greco-romana, ele não tinha o menor conhecimento da cultura judaica.

Quando o terremoto abalou o prédio do presídio local, naquele mesmo instante a sua vida também foi abalada, ele quase comete o suicídio, mas é impedido por Paulo.

Quando esse carcereiro perguntou como poderia ser salvo, ele tinha em mente que a sua situação era de ruína, de um perigo imenso.

Precisamos ressaltar que essa carência de salvação não era relacionada com a suposta fuga dos prisioneiros, era algo muito mais profundo. Ele sentiu a ausência de Deus.

A pergunta do carcereiro é a seguinte: Como posso ser resgatado da destruição, do sofrimento; como posso ser curado?

Precisamos analisar o episódio da conversão do carcereiro para identificar o que venha a ser salvação.

Um carcereiro, alguém responsável pela guarda de presos, não é alguém que tenha um coração mole, seu treinamento e sua vivência no trabalho acabam por levar ao endurecimento do coração.

O texto nos diz que ele colocou Paulo e Silas em uma “prisão interna”. Havia a prisão externa e a prisão interna. Segundo as escavações arqueológicas, a prisão externa era um local próximo à entrada da cadeia, possuía ventilação, pelas grades ou pela janela, algumas até recebiam a incidência dos raios solares.

A prisão interna se assemelhava a um buraco no subsolo do presídio. Não tinha janelas, nem grades, a única porta era vedada. Nesse local os presos faziam suas necessidades fisiológicas, se alimentavam (isso quando recebia comida).

Em razão da ordem de guardar os presos com segurança (verso 23) o carcereiro não iria se arriscar a permitir que Paulo e Silas fugissem, ou sofreria a pena a eles destinada, por isso eles ainda foram manietados ao tronco. Esse tronco era uma imensa peça de madeira, dividida em duas partes onde os detentos eram presos pelos pés.

Não podemos esquecer que Paulo e Silas ainda foram muito espancados, antes de serem encaminhados para a prisão.

Trancafiados em um buraco, as costas lanhadas pelo açoite com varas, presos pelos pés.

É uma situação para o sujeito chorar e fazer o que a mulher de Jó sugeriu que ele fizesse, Jó 2, verso 9: “Então sua mulher lhe disse: Tu ainda te manténs íntegro? Amaldiçoa a Deus e morre.

E tem gente que por muito menos reclama de Deus, uma topada com o dedão em uma pedra e solta um palavrão e cobra de Deus porque não foi retirada a pedra do caminho.

Mas não foi isso que Paulo e Silas fizeram, veja o verso 25:

“25. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus enquanto os presos os escutavam”.

Essa é a primeira característica da verdadeira salvação, ela produz uma paz inabalável em quem a possui. A salvação verdadeira produz uma confiança e um conhecimento sobre a soberania de Deus que leva o salvo a descansar e esperar nele, que é o Senhor de todas as coisas.

Nós somos bombardeados por problemas todos os dias, tantas situações afligem a nossa alma, tiram a paz. A salvação tem o efeito de produzir paz interior, que independe dos fatores externos.

Esse efeito da salvação é assegurado por Jesus no Evangelho de João, capítulo 14, verso 27:

“27. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Eu não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem tenha medo.”

Salvação é paz perene que é totalmente diferente da paz efêmera, passageira que o mundo oferece. Só a salvação verdadeira produz essa paz que vai tranquilizar o seu coração, que vai trazer refrigério à sua alma.

Talvez você pense que isso que aconteceu com Paulo e Silas seja algo de um passado muito distante que não tem mais nada a ver hoje. Que não seria possível alguém ter uma fé, uma segurança de salvação que lhe desse tamanha tranquilidade e paz.

Eu quero te dizer que temos muitos missionários morrendo pelo mundo, unicamente por fazerem exatamente o que Paulo e Silas fizeram: apresentar a única e verdadeira salvação às pessoas.

Neste exato momento está preso no Irã o Pastor Youssef Nadarkhani. Ele está preso desde o ano de 2009. Sabem qual crime que ele cometeu? Ele deixou de ser mulçumano e aceitou a salvação que lhe foi oferecida. Ele creu em Cristo.

Sua sentença já não é mais recorrível e ele pode ser executado a qualquer momento, enquanto eu falo, ele pode estar sendo enforcado. Por três vezes foi oferecida a liberdade a ele. Sabem o que ele tinha que fazer? Simplesmente negar a salvação que ele recebeu de Cristo.

Se você não tem essa experiência de ter paz mesmo que mundo a sua volta esteja caindo, você precisa conhecer essa salvação que o carcereiro de Filipos conheceu, que o Pastor Youssef conhece. Cristo oferece paz sem medida para quem se aproxima dele sabendo ser carecedor.

Outra característica marcante da salvação é mudança de caráter, de temperamento. Veja o que os versos 33 e 34:

“33. E, levando-os consigo, naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os ferimentos; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
34. Então os fez subir para sua casa, pôs a mesa para eles e alegrou-se muito com toda a sua casa, por haver crido em Deus.”

A mesma pessoa, na mesma noite, trancafia uma dupla de acusados em uma masmorra escura, fria, suja; atalhes os pés a um tronco, não dá qualquer assistência de saúde aos dois, que foram espancados duramente, não lhes dá comida e horas depois lava os seus ferimentos, os leva para sua casa, põe a mesa para os mesmos acusados.

Se a gente contar só o início e o fim da história alguém vai dizer que esse sujeito não bate bem da bola. Deve sofrer de dupla personalidade.

Mas isso é o resultado da salvação. Ela produz uma profunda transformação naqueles que a possuem.

Não é possível enumerar o número de pessoas que tiveram as suas vidas transformadas pelo evangelho de Cristo. Pessoas que receberam a salvação e deram uma guinada nas suas vidas.

Alcoólatras que se tornaram exemplares pais de família. Dependentes de drogas que hoje são homens e mulheres honrados. Prostitutas que se tornaram mulheres respeitáveis. Assassinos que hoje dariam a vida pelo evangelho de Cristo, o próprio Paulo, quando ainda se chamava Saulo era um deles, e como Paulo foi transformado.

Essa é uma das faces mais belas do evangelho de Cristo, da salvação que somente Cristo pode dar: Ela não requer que nós sejamos santos para sermos salvos. Ela requer fé e arrependimento, Ele, Jesus, é quem produz a transformação.

Você precisa que alguma área da sua vida seja transformada? Você quer que Deus opere a mudança na sua vida? Esteja com o coração aberto para a salvação que Cristo oferece.

Você pode dizer: “- Mas eu tenho tantas dificuldades, preciso mudar tanto”.

Nós precisamos ter em mente que a Igreja, uma comunidade de pessoas que recebeu a salvação, não é uma academia espiritual. Nós não encontramos na igreja “bombados”, “marombados” espirituais.

A igreja, nas palavras de Agostinho de Hipona, é um hospital aonde as pessoas vêm como estão, com seus problemas, suas dificuldades e são tratadas. É o médico dos médicos quem cuida de nós.

Quando acusado de comer com pecadores e publicanos Jesus disse (Marcos 2.17):

“17. Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes; eu não vim para chamar justos, mas pecadores.”

Você precisa de tratamento, há um médico que pode curar sua enfermidade espiritual, psicológica, moral, e até física, se assim aprouver a Deus, o nome dele é Jesus, Ele é o único que pode mudar a sua vida assim como mudou a minha. Isso é salvação.

Há um texto no evangelho de Lucas, capítulo 2, versos 27-30 em que a salvação é personificada em uma pessoa (essa pessoa é descrita como “a salvação”), abra sua Bíblia (Lucas 2, 27 a 30):

“27. Assim, movido pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais levaram o menino Jesus, para fazer por ele conforme ordena a lei,
28. Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
29. Senhor, agora podes deixar ir em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
30. pois os meus olhos já viram a tua salvação,”

Jesus é a nossa Salvação. É transformação de vidas, perdão de pecados. É paz na terra, e vida eterna no céu. Quem tem salvação não prova a segunda morte, pois seu nome está escrito no livro da vida, como está escrito em Apocalipse, capítulo 20, versos 14 e 15:

“14. A morte e o inferno foram jogados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15. E todo aquele que não se achou inscrito no livro da vida foi jogado no lago de fogo.”

O salvo tem paz na terra, sua vida é transformada, Cristo lhe assegura; tem vida eterna no céu, seu nome é escrito no livro da vida, ele não prova a segunda morte.

Mas quem precisa de salvação? Quem precisa ser salvo? Será que eu e você precisamos de salvação? Será que há alguém que não precisa ser salvo?

Segundo o texto de Marcos 2.17, que lemos, Jesus disse que veio para chamar pecadores, não justos. Isso nos remete à segunda pergunta que faremos ao texto:

2) Quem precisa ser salvo? (vv. 14; 16-18 e 34).

“14. Uma das mulheres que nos ouviam, chamada Lídia, vendedora de tecidos de púrpura, da cidade de Tiatira, era temente a Deus. O Senhor lhe abriu o coração para acolher as coisas que Paulo dizia.”

Agora os versos 16 a 18, falando da expulsão do espírito maligno da jovem profetisa:

“16. Aconteceu que, quando íamos ao lugar de oração, veio ao nosso encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores.
17. Seguindo Paulo e a nós, ela gritava: Estes homens são servos do Deus Altíssimo. Eles vos anunciam o caminho da salvação.
18. Ela fez isso por muitos dias. Mas Paulo, já aborrecido com isso, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora ele saiu.”

Por último, o verso 34:

34. Então os fez subir para sua casa, pôs a mesa para eles e alegrou-se muito com toda a sua casa, por haver crido em Deus.

Três pessoas atingidas pela presença de Cristo, duas delas os textos que lemos narram explicitamente que receberam a salvação. De uma delas a salvação foi subtendida pela libertação de um espírito maligno.

Para saber quem precisa ser salvo, vamos seguir a linha narrativa do capítulo 16 de Atos, e começar pensando na conversão de Lídia.

A Bíblia narra que ela era uma comerciante, uma empresária, que atuava no ramo têxtil, ela vendia tecidos de púrpura. Ela era judia, na verdade era provável que ela fosse uma prosélita do judaísmo, alguém que havia se convertido ao judaismo.

O verso 14 que lemos informa que “O Senhor lhe abriu o coração para acolher as coisas que Paulo dizia.  Mas, o que isso tem para nos ensinar sobre salvação hoje. Muito.

Lídia era praticante do judaísmo, ela já tinha uma posição religiosa diante de Deus, porque então foi necessário que ela recebesse a salvação anunciada por Paulo?

A pergunta é a mesma para nossos dias: “- Ora, eu vou à igreja, eu acredito em Deus, porque eu tenho que ser salvo? Eu já não estou salvo?

Ir à igreja, realizar determinados ritos religiosos não significa que você esteja a salvo. Ir à igreja, engajar-se nas suas atividades é uma consequência da salvação em Cristo Jesus, não a causa.

A conversão de Lídia nos ensina que mesmo aqueles que vão a alguma igreja podem precisar de salvação se ainda não tiveram um encontro verdadeiro com a salvação que só Cristo oferece.

Não existem “amigos do evangelho”. Existem pessoas que comprometeram suas vidas com Cristo e receberam salvação. E existem pessoas que não se comprometeram com Cristo e não receberam salvação.

Você já conheceu esta salvação? Já teve um encontro pessoal com Jesus? Só esse encontro pode lhe garantir salvação, perdão dos pecados, paz, liberdade, cura e vida eterna.

A segunda figura que lemos, versos 16-18, temos uma pitonisa, uma moça que era possuída por um espírito maligno, que por ser escrava era usada para obter ganhos. Nada diferente do que vemos nas nossas ruas aqui em Linhares. Mãe fulana, mãe siclana. Outro dia recebi um folhetim de uma dessas pitonisas modernas “joga-se cartas, faz-se trabalho e amarração, traz-se o amor verdadeiro”.

Essa jovem estava possuída por um espírito maligno, que escravizava a moça.

É interessante que o espírito maligno que comandava a jovem, falando de Paulo e Silas, dizia (verso 17): “Estes homens são servos do Deus Altíssimo. Eles vos anunciam o caminho da salvação.
Ora, o que o espírito imundo dizia era verdade, tanto o é que Lídia havia crido no evangelho pregado por Paulo.

Por que então Paulo repreendeu esse espírito e o expulsou da jovem?

É simples, 2 Coríntios 6, verso 14:

“14. Não vos coloqueis em jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Que comunhão há entre luz e trevas?

Não existe meia salvação. A salvação importa em libertação total das forças do mal, do pecado que habita em nós. A jovem foi liberta de um espírito maligno.

Talvez você pense: “- Mas eu não estou possuído por um espírito maligno, isso não tem nada a ver comigo.”

Mas existe algo que aprisiona você? Há algo que você não queira fazer, mas que você faz?

Existem diversos tipos de prisão. A da jovem era um espírito maligno. A sua pode ser o alcoolismo, podem ser as drogas, pode ser os problemas no casamento que parecem nunca acabar, problemas com os filhos. Tudo isso pode aprisionar você, tirar a sua liberdade.

Salvação é libertação, a jovem foi liberta, eu fui liberto, muitos aqui já foram libertos do poder do pecado sobre nossas vidas. E você? Você quer ser livre? Não há salvação, não há liberdade sem que esta venha da parte de Cristo.

Nossa última figura, o carcereiro, um pagão que aparentemente não tinha qualquer dificuldade material, possuía um emprego público, era funcionário público, chefe de um presídio local.

Aparentemente alguém que não precisa de salvação. Era o que ele pensava. Eu já encontrei gente assim durante uma de nossas caravanas missionárias. Era um rapaz jovem, casado, com dois filhos, pelo uniforme ele era bem empregado, devia ter um bom salário.

Nós falamos a ele sobre a salvação que só há em Cristo, ele ouviu, concordou com o que eu dizia, mas no final quando perguntei se ele desejava firmar um compromisso com Jesus para ter salvação, vida eterna e paz na terra ele disse: “- Eu pago as minhas contas, cuido da minha família, não tenho problemas com ninguém, acho que eu não preciso tomar decisão nenhuma.”

Muitas pessoas acham que são tão boas, mas tão boas que não precisam de salvação. Há como eu sou bom. Se Deus não me aceitar como eu sou deve ter algum problema com ele.

Isso me lembra uma história que eu ouvi: Um sujeito subiu ao topo de um prédio de 20 andares, pulou, quando passava pelo 10º andar alguém ouviu ele dizer: “- Até aqui tudo bem”.

Tem muita gente assim. Pulou do 20º andar, no 10º ainda diz: “- Até aqui tudo bem”.

O carcereiro da cidade de Filipos só despertou quando um terremoto balançou a cadeia que ele gerenciava.

Sua vida foi abalada, ele despertou para a necessidade de salvação. Deus às vezes faz isso conosco, é preciso um terremoto para enxergarmos a necessidade de salvação.

Três casos e uma pergunta: “Quem precisa de salvação?”.

Uma só resposta: Todo aquele que ainda não teve um encontro pessoal e transformador com Jesus Cristo.

A Bíblia nos diz que todos somos pecadores, é o que diz o texto de Romanos 3.23. Ela também nos diz que o pagamento pelo pegado é a morte (eterna), Romanos 6.23. Mas ela nos diz que a salvação é oferecida a todos, pois todos precisamos ser salvos, salvos do pecado, salvos da angústia, da solidão, salvos da morte eterna.

1 Timóteo 2, versos 3 e 4:

“3. Isso é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,
4. que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.”

Todos precisamos de salvação, Deus oferece salvação a todos, Ele não quer que nenhum de nós se perca, mas eu preciso reconhecer a minha necessidade de salvação, você precisa reconhecer a sua necessidade de salvação.

Foi o carcereiro quem perguntou a Paulo e Silas: “- Senhores, que preciso fazer para ser salvo?”.

Ele entendeu que era carecedor de salvação, todos precisam entender que necessitam de salvação.

Vamos caminhando para o fim. Já falamos o que é salvação, já falamos quem precisa de salvação, por fim, a fica a pergunta do carcereiro de Filipos, que também deve ser a nossa pergunta:

3) Como ser salvo? (versos 30-31).

“30. Levando-os para fora disse: Senhores, que preciso fazer para ser salvo?
31. Eles responderam: Crê no Senhor Jesus, e tu e tua casa sereis salvos.

Foi perguntado: “O que preciso fazer para ser salvo?”

Como ser livre, como ser curado, como ter uma vida restaurada, de paz, certo de uma vida eterna no céu junto de Deus o Pai?

Paulo e Silas responderam com uma única forma de salvação. Não há duas formas de salvação, só uma.

“Crer no Senhor Jesus.”

- Tudo bem, então eu creio, agora estou salvo?

Precisamos ter em mente que crer não é uma atividade meramente intelectual. É preciso fé. Mas qual a diferença entre crer intelectualmente apenas e crer pela fé?

Martinho Lutero, um dos líderes da reforma protestante disse o seguinte:

Eu sei que um navio pode atravessar o mar, isso é crer intelectualmente.
Se eu entro no navio e confio que ele vai atravessar o mar comigo em segurança, isto é fé.

É dessa crença que Paulo e Silas falavam ao carcereiro de Filipos, é por meio desta fé, desta crença que recebemos a salvação, que somos libertos e transformados por Cristo Jesus.

Fé é estender as mãos para receber a salvação que Deus tem reservado para nós em Cristo Jesus.

O Autor do livro de Hebreus também nos diz o que é fé:

Hebreus 11.1 e 6:

“1. Fé é a garantia do que se espera e a prova do que não se vê.
(...)
6. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que ele existe e recompensa os que o buscam.”

“Sem fé é impossível agradar a Deus”

Jesus é o único caminho para a salvação, não existe outro, e você recebe salvação, paz, libertação, cura, perdão dos pecados e transformação de vida, unicamente pela fé no filho de Deus, que nos amou e se entregou por nós.

CONCLUSÃO:

Vamos chegando ao fim dessa reflexão com os seguintes questionamentos:

Você tem salvação? Você tem paz, você tem certeza de que seu nome está escrito no livro da vida?

Você entende que precisa de salvação?

Você entende que sem Jesus não há salvação?

Curve a sua cabeça neste momento. Feche seus olhos.

Você que entendeu a mensagem desta noite, entende que só aceitando Jesus como Senhor e Salvador você pode ser salvo, assim, como Lídia, como o carcereiro de Filipos, como o Pr. Youssef (preso lá no Irã), que pode morrer a qualquer instante, mas tem paz e segurança para manter sua fé em Jesus, eu quero convidar você a levantar uma de suas mãos, assim você estará dizendo a Deus: Eu quero ser salvo, eu preciso ser salvo.

Paz de espírito, perdão de pecados, transformação da sua vida, da sua família, vida eterna...

Jesus quer te salvar, mas você precisa querer se salvo.

Receba a Cristo, Ele é a salvação.

Vamos orar.

ORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário