sábado, 31 de março de 2012

O PERFUME DE CRISTO
(2 Coríntios 2.14-17)
Sermão preparado para pregação na PIB de João Neiva, em 1º de abril de 2012, culto da manhã.


Antes de lermos o texto propriamente, que se encontra na 2ª Carta de Paulo aos Coríntios, eu gostaria que nós recriássemos mentalmente o contexto da cidade em que a Igreja, para a qual foi dirigida esta Carta, se encontrava.

Inicialmente, nós precisamos destacar que a cidade de Corinto era privilegiada quanto aos seus acessos, podia ser visitada por terra e a pouca distância haviam dois portos, a leste a oeste, o acesso por terra ou por mar era muito fácil.

Devido à sua localização, Corinto tornou-se caminho de ligação entre o ocidente e o oriente, isso trazia uma marca muito característica a Corinto, a de uma cidade pluralista. Era possível encontrar pessoas de inúmeras nacionalidades, gregos, romanos, judeus, enfim todos os povos que habitavam as proximidades do mar mediterrâneo, o que fazia com que o comércio florescesse nesta cidade.

Esse grande número de pessoas dos mais diversos povos, também trazia consequências graves para aquela cidade, a diversidade religiosa também era grande. O culto a Afrodite a deusa grega do “amor”, ou Vênus, como os romanos a conheciam, chegou a empregar cerca de mil prostitutas nas atividades de culto.

O comércio ativo dessa cidade produziu uma sociedade polarizada, dividida, entre pessoas muito ricas e outras muito pobres. A riqueza dos comerciantes era usada em devassidão moral, e atraía prostitutas, ladrões e aventureiros.

A condição moral da cidade era tão baixa, que a expressão “corintianizar” ou “viver como um coríntio” tinha o mesmo significado de viver em devassidão, ou iniciar-se em práticas imorais; uma “donzela coríntia” era usado como sinônimo de prostituta, e uma “enfermidade coríntia” era sinônimo de doença venérea. Este era o nível moral da cidade de Corinto quando Paulo ali chegou para fundar a igreja de Cristo.

Iniciados os trabalhos evangelísticos a igreja começou a se reunir na casa de Áquila e Priscila, dois judeus que haviam saído de Roma, quando da expulsão dos judeus daquela cidade por ordem o Imperador Claudio.

A jovem igreja em Corinto, apesar de numerosa passava por dificuldades, muitas facções haviam se instalado na igreja, havia muito partidarismo, crentes que mantinham os costumes da sociedade e estavam na igreja, abuso do uso de dons espirituais no culto, o que dificultava a compreensão da palavra de Deus.

Alguns Crentes de Corinto chegaram a negar a autoridade apostólica de Paulo.

Neste contexto é que vamos encontrar Paulo escrevendo esta carta aos crentes da Igreja em Corinto.

I – INTRODUÇÃO

Feitas estas considerações, vamos ao texto da palavra de Deus.

Por gentileza, fiquem de pé e abram suas Bíblias em 2 Coríntios, capítulo 2, versos de 14-17.

.2 Coríntios, Capítulo 2, versos de 14 a 17. Eu farei a leitura na Versão de Almeida Século XXI.

A palavra de Deus nos diz assim:

“14. Mas, graças a Deus, que em Cristo sempre nos conduz em triunfo e por meio de nós manifesta em todo lugar o aroma do seu conhecimento;
15. porque para Deus somos o bom aroma de Cristo, tanto entre os que estão sendo salvos como entre os que estão perecendo.
16. Para estes, somos cheiro de morte para morte, mas para aqueles, aroma de vida para vida. E quem está preparado para essas coisas?
17. Porque não somos mercenários da palavra de Deus, como tantos outros; mas falamos em Cristo com sinceridade, da parte de Deus e na sua presença.”

O PERFUME DE CRISTO”.

O perfume é uma substância conhecida pelo homem desde os tempos imemoriáveis, desde que alguém sentiu o cheiro de uma flor ou a resina de uma árvore o perfume já era valorizado.

Suas qualidades são tão excelentes que ele foi usado durante muito tempo como remédio (hoje ainda ouvimos falar da aromaterapia), existe até um ramo da ciência moderna que se ocupa do estudo dos odores e aromas que é a Osmologia. O perfume também foi usado como oferta a Deus, através da queima de óleos e certas plantas. A queima de incenso tinha lugar de destaque na prática de culto judaico.

Certos perfumes, em razão de seu aroma e de sua exclusividade alcançam um elevado preço. Outros, por serem mal feitos acabam por terem um odor desagradável, um cheiro muito ruim, e incomodam ao invés de perfumarem.

O Apóstolo Paulo trata nestes versículos do único perfume que pode decidir o destino das pessoas na eternidade, entre morte e vida, este é o perfume espiritual de Cristo.

Aqui a palavra “perfume” é uma comparação, uma metáfora para o evangelho de Cristo, que devia ser levado a todas as pessoas, é desse perfume que vamos tratar.

Para começar nossa caminhada eu gostaria que pensássemos que nós pensássemos que:

II – DESENVOLVIMENTO.

1. SÓ OBTEMOS O PERFUME DE CRISTO EM CONTATO COM O PRÓPRIO CRISTO (leitura da Bíblia e oração). V. 14.

Jesus nos comissionou a levarmos as suas boas novas, “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura.” (Marcos 16.15).

Àquilo que Jesus chama de evangelho, as boas novas, o Apóstolo Paulo metaforicamente chama de perfume. Essa figuração de “perfume” nos faz pensar que para levar alguma coisa nós precisamos ter algo para levar. O ter preexiste ao levar. Então como obter esse perfume tão precioso?

Voltemos a o texto:

“14. Mas, graças a Deus, que em Cristo sempre nos conduz em triunfo e por meio de nós manifesta em todo lugar o aroma do seu conhecimento;” (2 Cor 2.14 – AS XXI)

Vocês já ouviram aquela frase: “sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece flores.”

Quando estamos em um local fechado, próximo a uma pessoa que esteja usando um perfume, ou quando abraçamos alguém perfumado, parte daquela fragrância acaba ficando impregnada na nossa roupa.

Espiritualmente falando, com o perfume de Cristo não é diferente, assim como o aroma do perfume se transmite pela proximidade, pelo contato com aquilo que é perfumado, o aroma de Cristo é transmitido pelo contato, pela proximidade que temos com Cristo.

O Evangelho não é algo para se aprender apenas intelectualmente, ele deve ser vivido, uma vida de comunhão com Cristo é que vai nos assegurar que tenhamos o que levar às pessoas.

O evangelho não é um produto, uma fragrância barata que possa ser engarrafado, etiquetado e receber um selo de qualidade. Para recebermos o puro evangelho de Cristo, devemos nos achegar a Cristo, em oração e na meditação diária das sagradas escrituras.

A nossa proximidade com Cristo é que vai nos fornecer este doce perfume: quanto mais próximos, mais perfume; quanto mais longe, menos perfume; se muito longe, nenhum perfume.

O Crente não pode ficar inodoro, ou seja, sem o cheiro de Cristo, nós não fomos resgatados das garras do pecado para vivermos uma vida alheia ao evangelho de quem nos salvou da morte eterna, nós precisamos nos lembrar que nós não somos flores.

Nós não possuímos perfume próprio. Cristo é quem nos fornece tal perfume, o evangelho é dele, tudo é dele, inclusive nós. Nós nos parecemos mais com frascos, recipientes, onde o perfume é depositado para ser distribuído às demais pessoas.

Uma frase que o saudoso Pastor Fanini dizia era que: “Bíblia + Oração = a Santificação.”

Nós podemos dizer o seguinte: Bíblia + Oração = a um Evangelista, alguém pronto para levar o perfume do evangelho de Cristo a todas as pessoas, porque recebeu o evangelho, o perfume de Cristo pela meditação nas Sagradas Escrituras e pela prática diária da oração, alguém que foi perfumado pela presença de Cristo em sua vida, alguém que como Paulo pode dizer o seguinte:

“Portanto, não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim. E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2.20).

Esta é a frase de alguém perfumado pelo evangelho de Cristo, pronto para levá-lo a todo o mundo.

Uma vez tendo sido preenchido com o perfume de Cristo, com o seu evangelho, precisamos ter em mente que:

2. O PERFUME DE CRISTO DEVE SER USADO CONSTANTEMENTE. v. 14b.

Nós não podemos escolher o momento em que vamos usar o perfume de Cristo.

Os perfumes comuns nós podemos comprá-los aos montes, armazená-los e usar conforme a ocasião, um perfume mais encorpado para um clima mais frio, outro mais suave para climas mais quentes, um perfume para o dia e outro para a noite, um para vir à Igreja e outro para o trabalho.

Com o perfume de Cristo não é assim. Nós não temos a liberdade de engarrafá-lo e usá-lo apenas nos dias de culto:

“- Há, daqui a pouco tem culto vou passar um pouquinho do perfume do evangelho e vou para a Igreja, cadê minha Bíblia, tem uma semana que não vejo a coitada. Preciso lembrar-me de orar antes de começar o culto, faz tanto tempo que não faço isso...

Então a pessoa escolhe o perfume cristão que vai usar: Um dia é um crente fervoroso, outro é um crente mais ou menos. Se no culto tiver muito louvor, bem animado, então o perfume é mais forte, se tem uma pregação mais longa então o perfume acaba mais rápido, não há perfume crente que resista.  

O que nós precisamos pensar é que perfume, quando é verdadeiramente de Cristo, deve ser usado 24 horas por dia, o tempo todo. Cristão deve cheirar a Cristo. Nós precisamos viver de tal forma que quando as pessoas nos olhem sintam que somos Cristãos.

Já aconteceu comigo e já deve ter acontecido com muitos aqui. Você, mesmo sem citar um versículo Bíblico, sem falar os termos do “evangeliquês” que muitas vezes usamos (“é uma benção”), ou roupas muito rígidas, uma pessoa ao se aproximar pergunta: “Você é Crente?”.

É o seu caráter, o seu testemunho mudo que melhor define que tipo de cristão você é.

Essa é uma prova de que estamos usando o perfume de Cristo e, principalmente, o estamos levando a outras pessoas.

O apóstolo Pedro assim nos diz em 1 Pedro 2.9:

9. Mas vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz(1 Pedro 2.9 – AS XXI).

Aqui nós vemos que fomos escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, por esse motivo a nossa vida cristã deve ser pautada pela constância. Traz muita preocupação quando um crente, e agora eu falo aos membros de uma Igreja Batista, tira férias do evangelho. Quando ele não usa o perfume de Cristo.

Alguns pensam que por estarem longe, viajando, estão de férias também do Cristianismo. - Hoje eu não sou crente, “tô de férias”!!

Nós precisamos estar preparados de tal forma que não sejamos achados em falta, o nosso dia-a-dia, e todos os dias, devem ser na presença de Deus, firme. Nós temos essa recomendação em alguns textos da Bíblia, eu destaco dois:

Que o Senhor guie o vosso coração no amor de Deus e na perseverança de Cristo” (2 Tessalonicenses 3.5)

e a perseverança deve ter ação perfeita, para que sejais aperfeiçoados e completos, sem lhes faltar coisa alguma (Tiago 1.4)

Nós precisamos viver o evangelho, nós não podemos nos contentar com a dose dominical do evangelho. Nós não comemos o alimento material apenas aos domingos e na quinta-feira à noite. Nós podemos mesmo acreditar que não ficaremos enfraquecidos se não nos alimentarmos todos os dias da palavra de Deus? Se não separarmos um momento diário para meditação na palavra de Deus e oração?

Nós não podemos ser ingênuos, o evangelho de Cristo, esse maravilhoso perfume do qual Paulo fala, deve ser usado todos os dias.

Até agora nós vemos como obter o perfume do evangelho de Cristo, analisamos a necessidade em sermos constantes, por fim, eu gostaria de ressaltar que:

3. DEVEMOS LEVAR O PERFUME DO EVANGELHO DE CRISTO A TODAS AS PESSOAS. v. 14-16.

Essa constância na vivência no evangelho é necessária quando pensamos na nossa comissão. Volto ao texto de Marcos, Capítulo 16, verso 15:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura.” (Marcos 16.15).

Jesus assim determinou.

E o Apostolo Paulo diz:

“14. Mas, graças a Deus, que em Cristo sempre nos conduz em triunfo e por meio de nós manifesta em todo lugar o aroma do seu conhecimento;
15. porque para Deus somos o bom aroma de Cristo, tanto entre os que estão sendo salvos como entre os que estão perecendo.
16. Para estes, somos cheiro de morte para morte, mas para aqueles, aroma de vida para vida. E quem está preparado para essas coisas?
17. Porque não somos mercenários da palavra de Deus, como tantos outros; mas falamos em Cristo com sinceridade, da parte de Deus e na sua presença.” (AS XXI).

O contexto em que a Igreja em Corinto se encontrava era terrível como vimos antes: Prostitutas, ladrões, devassos. O que havia de pior, moral e espiritualmente falando.

Nos dias atuais não é muito diferente. Nas caravanas missionárias que realizamos em Linhares e em alguns municípios vizinhos, encontramos pessoas de todos os tipos, e com todos os problemas possíveis. Muitas vêem a palavra de Deus como uma bóia salva-vidas, onde tem a oportunidade de se agarrarem, com todas as forças, mas para outros somos “aquele bando de crentes enjoados”.

O texto que lemos nos traz essa reflexão, de tornarmos Cristo conhecido a todas as pessoas, não somos nós que fazemos a obra, a conversão é fruto da atuação sobrenatural do Espírito Santo, nós apenas levamos o perfume, não o aplicamos às pessoas.

Um ponto importantíssimo é que devemos ter cuidado com a qualidade do perfume que levamos às pessoas, tem muita igreja vendendo perfume de Cristo, e tem muita igreja entregando um evangelho que certamente não é o evangelho de Cristo. A palavra grega para “sinceridade, (ειλικρινεια heilikrineia) no final do verso 17 significa sem mistura”, “puro”, “sincero” é assim que o evangelho deve ser transmitido, de forma pura, assim como recebemos de Jesus.

Hoje temos culto do emagrecimento, culto do empresário; temos lencinho e copo d’água que dizem ser “abençoados”. Tem muita coisa que a Bíblia não relata, e até mesmo condena, acontecendo em muitas igrejas por aí. Não é esse o perfume de Cristo que devemos levar. As pessoas precisam ser confrontadas e confortadas unicamente pela palavra de Deus.

Confrontadas ao saberem que são pecadores e sem Jesus estão caminhando para a morte eterna no inferno, mas confortadas por saberem que Cristo morreu na cruz por nós e assim, ao confessarmos Jesus como único e suficiente salvador de nossas vidas, nos arrependendo sinceramente, convertendo-nos do caminho da perdição para o único caminho que conduz à vida eterna temos acesso novamente a Deus e vida eterna no céu.

Para essas pessoas, que vem o evangelista como uma bóia salva-vidas o evangelho de Cristo é aroma de vida para vida, como o verso 16 diz.

Todavia, para os que estão afundados no pecado, o evangelho de Cristo é que cheira mau. Essa é uma conseqüência de se viver muito tempo no mau cheiro. Quem passa de carro pelo Distrito de Saionara percebe o mau cheiro que a usina de álcool DISA expele um cheiro terrível, mas para as pessoas que vivem a muitos anos em Saionara aquele cheiro já não incomoda mais, acabaram se acostumando com o mau cheiro da usina.

Quem vive no pecado sofre do mesmo mal, está há tanto tempo convivendo com o mau cheiro do pecado que o perfume de Cristo incomoda, para essas pessoas aqueles que apresentam o perfume do evangelho  são “cheiro de morte para morte(verso 16-a).

Parece que o perfume é que é ruim, quando na verdade o mau cheiro é o do pecado, por isso estas pessoas rejeitam a palavra de Deus, rejeitam a Cristo, e permanecem no caminho da iniquidade.

Devemos nos lembrar mais uma vez que é o Espírito Santo de Deus que convence do pecado, da justiça e do Juízo, nossa missão e espalhar o perfume de Cristo, a todas as pessoas, indistintamente e constantemente.

 III – CONCLUSÃO.

E agora eu concluo:

1) Qual sua proximidade com Cristo? Você está perto o suficiente para que o perfume de Cristo fique impregnado em você?

2) Você tem separado, todos os dias, um momento para meditar na palavra de Deus e para orar? Você tem perseverado nessa atividade?

3) Você tem levado o suave perfume do evangelho de Cristo a todas as pessoas?

Que nós estejamos meditando sobre essas questões no decorrer da semana e se você ainda não separa este tempo para orar e meditar na palavra de Deus todos os dias, sem falta, comece a fazer isso, faça um compromisso de perseverar na intimidade com Cristo e de levar o Evangelho, como perfume suave, a todas as pessoas.

ORAÇÃO.

Que Deus nos abençoe e nos use para levar o suave perfume do Evangelho de Cristo a todas as pessoas, Amém!

26 comentários:

  1. Que mensagem, fui grandemente ministrado por essa mensagem, gostaria de saber se posso ministrar ela? e posteriormente publicar em meu blog?
    Que Deus te abençoe grandemente
    Marcelo Bentes >mbguajara@gmail.com> no aguardo

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo Jesus, como esse estudo acrescentou pra mim! Fico maravilhada de ver a unção do Senhor Jesus descendo sobre nossas vidas ao ler essas linhas, pode crer que fui muito edificada nesse estudo. Deus continue abençoando seu ministério meu irmão.

    ResponderExcluir
  3. A paz de Cristo Jesus, como esse estudo acrescentou pra mim! Fico maravilhada de ver a unção do Senhor Jesus descendo sobre nossas vidas ao ler essas linhas, pode crer que fui muito edificada nesse estudo. Deus continue abençoando seu ministério meu irmão.

    ResponderExcluir
  4. Mensagem forte que era exatamente oque eu estou vivendo. Deus abençoe seu ministério pastor!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de agradecer por essas maravilhosas palavras de ensinamentos.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Bon como posso falar,quero dizer que sou novo nessa nova vida em Cristo,e o que mais quero ter esse tão especial que é o evangélico de deus.
    Mais enfrento muitas,muitas dificuldade nesta cida.
    Essa n
    Mensagem me deu. Uma força a mais para resistir a esse mundo,e buscar mais é mais em um Deus quw misericordioso,que muitos possam ser edificados através destes ensinamentos (obrigado Senhor)

    ResponderExcluir
  8. Gostei da explicação sobre o aroma de Cristo. Agradeço a Deus por usar a sua vida para nos abençoar.

    ResponderExcluir
  9. Amém. Muito boa explicação. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  10. Que benção! Muito bem explicado!
    Que o Senhor todo poderoso continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do estudo, as vezes nos sentimos vazios ai somos invadidos pelo perfume de Cristo que vai nos completando e nos fazendo ver que há sim uma saída para todas as coisas.

    ResponderExcluir
  12. Resumo; uma bênção que mensagem que Deus continue derramando desse perfume sobre sua vida e que sempre possa nos empreguinar.

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha , já ministrei ela uma vez e voltei a estudar pq vou ministrar lá novamente amei essa msm q Deus continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
  14. muito inpoirtante para nos cristão é que quando nos entregamos completamente a Cristo poder exalar esse perfume... muitas pessoas estão carents e desse perfume e nós como herdeiro de DEUS e tendo o comhecimento da palavra e nao devemos ficar parado!!

    ResponderExcluir
  15. Mensagem muito interessante, pois estava procurando algo que me ajudasse a ministração desse tema em 2CO 2.15, pois encontrei esse estudo maravilhoso onde muito vai me ajudar. A paz de Cristo....

    ResponderExcluir
  16. Paz do Senhor gostei muito do estudo e aprender a palavra de Deus é muito bom. Que o senhor Jesus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  17. Graças a Deus pelos verdadeitos cristãos na terra que exalam o bom perfume de Cristo. Mensagem muito edificante. Deus continue te enchendo de sabedoria.

    ResponderExcluir
  18. A paz do senhor muito bom este estudo amem

    ResponderExcluir
  19. Irmão que bênção esse estudo Deus abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  20. Um estudo excelente que Deus abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Esta semana estava pensando neste texto, queria falar sobre isto com a igreja, suas palavras me serviram de inspiração me ajudou muito. Deus abençoe o seu ministério.

    ResponderExcluir
  23. Incrível, inspiradora e maravilhosa esta pregação.

    ResponderExcluir